quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioCulturaHibridus promove imersão cultural sobre memória coletiva

Hibridus promove imersão cultural sobre memória coletiva

Curso Memórias em Movimento preserva e celebra memória de Ipatinga

Foto: Nilmar Lage

IPATINGA – O Espaço Hibridus Ponto de Cultura dá continuidade ao projeto Memórias em Movimento – Preservação e Celebração da Memória de Ipatinga, uma jornada cultural focada no resgate e valorização das histórias e memórias da comunidade. Nesta iniciativa, mais do que oficinas isoladas, o projeto oferece um curso completo, composto por módulos interligados que exploram múltiplas dimensões do patrimônio imaterial da cidade, proporcionando uma experiência integrada de aprendizado e celebração cultural.

O curso, que é gratuito, inclui atividades práticas como confecção de livros artesanais, espetáculos, exposições e o lançamento de livros, promovendo uma imersão na cultura e memória locais. Cada módulo do curso é desenhado para oferecer uma experiência rica e transformadora, incentivando a preservação e valorização da memória coletiva de Ipatinga.

Dando continuidade ao sucesso do primeiro módulo, ‘Pequenos Artistas’, realizado no Dia das Crianças no Maba Gastrô, o curso avança com novos módulos que explorarão diversas formas de conexão com a memória da cidade.

SERVIÇO

Os módulos serão realizados no Espaço Hibridus Ponto de Cultura, localizado na Av. 28 de Abril, nº 621, sala 402, JG Shopping Center, Centro, Ipatinga, sempre às 18h30. Para receber o certificado de conclusão, os participantes devem garantir no mínimo 75% de presença no curso.

As inscrições podem ser realizadas através do site www.hibridus.com.br. Não perca a chance de participar dessa jornada única de resgate cultural – as vagas são limitadas.

Confira a programação

Programação dos Módulos:

24/10 e 13/11 – “Confecção de Livros Artesanais de Dança”, com Adriane Lima

Os participantes aprenderão técnicas de encadernação artesanal, usando a dança como inspiração para criar livros que narram histórias através do movimento. Uma atividade que une arte manual e preservação da memória da dança em Ipatinga.

29/10 – “Museologia Social”, com Sávio Tarso

Neste módulo, explore como o conceito de museologia social pode ser aplicado no cotidiano, criando museus vivos dentro da comunidade. O módulo valoriza as histórias locais e transforma cada participante em um guardião da memória e cultura da cidade.

30/10 – “Rede de Memória e Patrimônio Local”, com Leila Cunha

Esse módulo aborda a importância de mapear e registrar o patrimônio imaterial do Vale do Aço. Os participantes aprenderão a identificar e documentar as tradições e histórias que compõem a memória coletiva da região.

05/11 – “Tecnologia Social da Memória”, com Welington Silveira

Neste módulo, explore o uso inovador de tecnologias sociais como ferramentas essenciais para preservar e transmitir a memória local para as futuras gerações, conectando o passado ao futuro. Um módulo focado em inovação para resgatar e manter vivas as histórias das comunidades.

08/11 – “História da Dança no Território”, com Regina Amaral

Uma viagem no tempo pela evolução da dança no Vale do Aço. Serão discutidos os principais marcos, protagonistas da cena local e como a dança reflete a identidade e a memória de Ipatinga.

Outra ação que integra o projeto são as apresentações voltadas para o público infantil, que serão realizadas no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita. Confira a programação:

Apresentações Infantis:

• 21/10, 14h – “Pescador e o Anel” / Dama Espaço Cultural

• 23/10, 9h – “O Homem Banda” / Circo Fool

• 25/10, 14h – “Nossa Brincadeira de Boi” / Grupo de Teatro Farroupilha

Os espetáculos acontecem no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita, localizado na Alameda Trinta e Um de Outubro, nº 500, Centro, Timóteo. As apresentações têm classificação livre e entrada gratuita.

Ambas as programações fazem parte do projeto Memórias em Movimento – Preservação e Celebração da Memória de Ipatinga, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments