quarta-feira, dezembro 18, 2024
spot_imgspot_img
InícioCulturaGustavo Maiah lança álbum “Outro mundo sonha outro lar”

Gustavo Maiah lança álbum “Outro mundo sonha outro lar”

Novo álbum de Gustavo Maiah é composto por 11 canções autorais inéditas e conta com a parceria de músicos do Vale do Aço e da Bahia

A pandemia da COVID-19 nos conduziu involuntariamente ao isolamento social, enquanto nos conectou ainda mais pela internet. Quanto mais tempo ficávamos em casa, mais consumimos músicas, filmes, livros e outras produções pelas redes socias.

Foi nesse contexto que se deu a concepção de “Outro mundo sonha outro lar”. “Esse álbum é sobre sobrevivência. Uma oportunidade de tecer um canto que expressasse alguns anseios urgentes”, afirma o multi-instrumentista Gustavo Maiah, que lança nesta terça-feira (17/12), em todas as plataformas digitais, seu novo trabalho.

“Trata-se de um álbum minimalista, em que predomina a musicalidade do violão e da voz, mas com a parceria valiosa de amigos músicos convidados. Sou eu, compositor, apresentando canções de minha autoria e algumas em parceria, cujo foco principal está em transmitir a obra de forma direta, sem o subterfúgio de instrumentação robusta e arranjos intrincados”, explica Gustavo Maiah.

TRABALHO

Ainda de acordo com ele, são 11 músicas autorais, a maioria delas compostas e gravadas durante o período de isolamento social e que dialogam com três eixos temáticos: romântico, existencial e espiritual, que se entrelaçam e dão sentido às canções.

Ao longo da execução do projeto, o músico lançou dois singles em diversas plataformas digitais. As canções “Eu vi o menino” e “Bem tranquilo” deram o ponta pé para que o público começasse a se familiarizar com as sonoridades do novo trabalho.

Maiah conta que a predileção por essas músicas partiu de questões bem pessoais. “São canções diretamente relacionadas ao campo sentimental, como ‘Eu vi o menino’, uma canção sobre amor, esperança, fé e gratidão que fiz em homenagem ao meu irmão Mainha”, revela.

O álbum “Outro mundo sonha outro lar” foi produzido por meio do projeto de Lei de Incentivo à Cultura denominado “Outro mundo no mundo”, viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, edital nº 08/2023 – Territórios e Paisagens Culturais.

PARCERIAS

Gustavo Maiah reforça a condição excepcional em que se deu a produção do álbum, que não permitia encontros constantes entre músicos, arranjador e técnicos, o que levou à alternativa de conceber a gravação de cada faixa em duetos, preservando a integridade de cada convidado.

Valorizando a produção musical local, o álbum conta com a participação de 17 instrumentistas mineiros do Vale do Aço. São eles: Acassio dos Santos, Carina Magna, César Augusto, Cuíca Play, Daniel Cácio, Douglas Netto, Elizeu Gomes, Geleia, Guilherme Lopes, Helen Araújo, Jennipher Lucas, Júnio Endrik, Kenya Maria, Leandro Najar, Leandro Said, Marcony Carvalho, Wellington Assunção; e, também, com a participação do baiano Ivan Sacerdote, que agrega, junto aos demais, identidade artística às faixas do álbum.

Maiah também destaca a diversidade musical quanto aos gêneros: “Estão presentes a bossa, o pop, o congado, a marcha, a balada, a valsa-folk, entre outros, o que esvazia a tentativa de rotular toda a complexidade desta produção ao termo genérico de MPB”, alerta.

GUSTAVO MAIAH

Com 23 anos de carreira, Gustavo Maiah é formado em Música (licenciatura), pela Unimes de Santos. Cursou 3 anos de bacharelado em Composição e Arranjo na UFBA.

É natural de Ipatinga, e viveu por muitos anos em Belo Horizonte (MG) e em Salvador (BA), locais em que recebeu forte influência de sonoridades, harmonias e ritmo, que se expressam em fiel tradução do termo brasilidade.

É premiado em diversos festivais, com destaque para o 1° lugar no Festival de Música Autoral do Museu Clube da Esquina, em Belo Horizonte, em setembro de 2017, em que concorreu com artistas com experiência internacional.

Também foi cofundador do grupo Nem Secos (BH), com o qual alcançou farta bagagem artística, exercendo por cerca de 15 anos as funções de diretor musical, compositor, pesquisador e arranjador. Além disso, atuou ativamente na produção do álbum “Dançando a Vida”, que também está disponível nas principais plataformas de streaming.

SERVIÇO

Lançamento: “Outro mundo sonha outro lar”.

Data: 17/12 – Terça-feira.

Mídia: Disponível em todas as plataformas digitais de música.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments