Cidades

Guaraciaba leva presidência no Legislativo de Timóteo

A chapa única, encabeçada por Guaraciaba Gomes (PMDB), obteve o voto de todos os 15 vereadores
(Crédito: Edmar Silva)


TIMÓTEO
– A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Timóteo para o biênio 2013/2014 realizada no final da tarde de ontem (1º) acabou sem surpresas. A vereadora Guaraciaba Gomes (PMDB) foi eleita presidente da Casa por unanimidade.

A cerimônia que estava marcada para começar às 17h teve um atraso de quase 50 minutos. Os vereadores chegaram juntos em uma van, que trouxe também o prefeito Keisson Drumond (PT) e o vice Renato Martins, acompanhados de esposa e filhos.

Apenas os parlamentares Douglas Willkys (PSB), Adriano Costa Alvarenga (PSB) e Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (PSD) chegaram separadamente ao Sesi de Timóteo, local da solenidade.
Como prevê o regimento interno, a solenidade de posse dos parlamentares, que no caso de Timóteo é a 13a Legislatura, foi aberta pelo vereador mais votado nas eleições de outubro deste ano, Douglas Willkys (1.270 votos).

O ex-presidente da Câmara convidou os parlamentares Adriano e Leonardo Rodrigues Lelé para auxiliarem no rito de posse e na eleição da Mesa. Após ler o juramento, Willkys convidou Keisson e Renato para comporem a mesa de honra.

O deputado estadual Juninho Araújo (PTB) também participou da cerimônia de posse. Vaiado pela plateia, o apoiador do ex-prefeito Sérgio Mendes (PSB) nas eleições 2012, compôs a mesa de honra.

MESA
Além de Guaraciaba também compõem a Mesa Diretora o vereador Moacir de Castro (PTB) como 1° vice-presidente, Virginia Scarpati (PDT) como 2° vice-presidente, José Vespasiano (PT) como 1° secretário e Geraldo Moreira (PSD) como 2° secretário.

Os vereadores Adriano Costa Alvarenga (PSB), Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (PSD), Douglas Willkys (PSB) e Fábio Campos da Costa (PSB) que ainda não tinham confirmado voto favorável na chapa única optaram pela unidade no poder Legislativo.

Após o processo de eleição, a mesa provisória foi desfeita e os vereadores eleitos assumiram os trabalhos para a segunda parte da cerimônia.

Ao assumir a solenidade de posse do prefeito e vice, a presidente Guaraciaba convocou primeiro Keisson para proferir seu juramento. Logo em seguida, foi a vez do médico Renato Martins.
Ao fazer uso da tribuna, a presidente da Casa ressaltou a unidade conquistada entre os vereadores empossados. Ela destacou que a união buscada tem o objetivo de fortalecer o município num momento de crise.

“Estou honrada, agradecida, orgulhosa e feliz. É com esses sentimentos que tomo posse como vereadora pela terceira vez. Não foi por acaso que o Keisson e o Renato se uniram. Os dois são inteligentes, corajosos e honestos. Fatos que determinam uma boa administração. Nós vamos junto com vocês buscar o melhor para a cidade”, prometeu.

A peemedebista lembrou que todos os 15 vereadores demonstraram disposição para caminhar juntos para enfrentar os problemas que surgirão nos primeiros meses de gestão do prefeito Keisson.

“Conclamamos a sociedade e todas as lideranças para buscarmos o melhor para a nossa Timóteo, que vive hoje uma triste realidade. Teremos tempos difíceis com orçamento reduzido. Mas juntos somos fortes e demos todos os sinais de unidade”, finalizou.


Liminar garante pagamento de recursos atrasados à Casa
Timóteo
– A Câmara de Timóteo conseguiu na Justiça garantir que a Prefeitura pague os repasses atrasados durante a gestão do ex-prefeito Sérgio Mendes (PSB). O valor estimado da ação é de R$ 1,5 milhão.

O ex-presidente da Casa, Douglas Willkys (PSB), comentou que o juiz de plantão da Comarca de Tarumirim deliberou pelo bloqueio de contas do Executivo para resguardar que o montante do repasse constitucional seja feito.
“Infelizmente tivemos que ingressar com um mandado de segurança para garantir todos os recursos que são da Câmara de direito. Tivemos um posicionamento favorável por parte do Judiciário, estamos aguardando o bloqueio das contas de maneira que todo o dinheiro que entrar seja repassado para o Legislativo”, confirmou.

O vereador também falou que nos próximos dias vai se reunir com a presidente eleita para repassar tudo que é importante para a sucessão na gestão administrativa. Ele comentou ainda que nos próximos dois anos a situação orçamentária da Casa vai se complicar porque houve uma redução de quase R$ 1 milhão no repasse constitucional.

Sobre o seu voto na chapa governista, Willkys justificou que o momento atual é de unidade. “No município o momento não é apropriado para briga, e sim para paz para retomarmos o desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população. Ver o Legislativo preocupado com o progresso e a Mesa Diretora unida é de total importância. Nesse momento todos os vereadores deram sinal que desejam ver a cidade conquistar tudo que foi perdido nos últimos 10 anos”, alegou.

Gestão
No balanço de sua gestão administrativa, Douglas destacou que priorizou a transparência nos atos da Casa. “Implantamos o fim do voto secreto, diversos mecanismos valorizando a legalidade como o ponto biométrico e o portal da transparência das contas públicas. Torço para que a presidente Guaraciaba dê continuidade a essa medidas que começamos”, falou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com