Contação de histórias, worskshop de danças urbanas, maquiagem, jogos cênicos e espetáculo A Máquina do Tempo circulam por escolas da cidade dentro do projeto Ciclo Cênico Arte em Movimento.
BELO ORIENTE – O Grupo Boca de Cena leva para Belo Oriente a programação especial do projeto Ciclo Cênico – Arte em Movimento. Até o dia 20 de março, alunos da rede pública de ensino de Cachoeira Escura, Bom Jesus do Bagre, São Sebastião de Braúnas e sede do município participam da programação artística do projeto. Movimentando a agenda cultural de forma gratuita, contação de histórias, workshop de danças urbanas, maquiagem e jogos cênicos, além da apresentação do espetáculo “A Máquina do Tempo”.
A iniciativa é uma realização do Grupo Teatral Boca de Cena, utilizando os recursos do projeto Reparação – Bacia do Rio Doce, com apoio do Edital Doce e colaboração da Prefeitura de Belo Oriente e DaMa Espaço Cultural. Conta com a direção artística de Claudinei de Souza e produção de Daniela Alves, Mari Antonaci e Rodolfo Bello.
CIRCULAÇÃO
O diretor artístico do projeto, Claudinei de Souza, destaca que o Ciclo Cênico vem circulando por cidades do interior de Minas desde 2017. “Este é um projeto que está em atividade há 8 anos. Temos orgulho de dizer que por onde passamos conseguimos deixar um pouco do trabalho realizado por profissionais de várias áreas, por meio dos workshops ministrados, o que faz com que os participantes agucem o olhar para a arte. Sem contar na magia do espetáculo, “A Máquina do Tempo”, que já realizou mais de 200 apresentações e, de forma lúdica e divertida, aborda questões de preservação do meio ambiente e cidadania, encantando plateias de todas as idades”, avalia o diretor.
WORKSHOPS
Na programação em Belo Oriente, três workshops que despertam a curiosidade dos participantes para as artes serão ministrados por profissionais do Vale do Aço. A dança urbana está a cargo do coreógrafo Alan Valadares, que apresenta noções de ritmo, improvisação, planos de movimento e deslocamento.
O maquiador profissional, Rômulo Gonçalves, especialista em maquiagem social e cênica, leva para os participantes, noções básicas do tema, apresentando técnicas simples de mistura de cores e pequenos detalhes que podem transformar e caracterizar personagens.
Já no workshop de jogos cênicos as atrizes Mari Antonaci e Bárbara Pavione apresentam jogos teatrais que proporcionam aos participantes momentos de integração, ocupação de espaço e ritmos.
Dia 19 de março 2025
Contação de Histórias
7h30 e 13h – Creche Tia Celeste
09 e 14h – EM Francisco Gonçalves de Brito
Dia 20 de março 2025
EM José Lagares de Lima – Sede
07h – Workshop Danças Urbanas, Teatro e Maquiagem
09h30 – Espetáculo “A Máquina do Tempo”
Contação de Histórias
07h30 – EM Lua de Cristal