Cultura

Grupo Atrás do Pano apresenta espetáculo no Centro Cultural

IPATINGA – Nos dias 20 e 21 de março, a Série Espetáculos Didáticos, realizada pelo Instituto Cultural Usiminas, apresenta o espetáculo “A Toalha Mágica”, com o Grupo Atrás do Pano, de Belo Horizonte. O espetáculo terá duas apresentações diárias gratuitas e direcionadas às escolas da região, às 9h e 14h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Os interessados podem agendar gratuitamente, na Ação Educativa, pelo telefone 3824 3731.

TROVADORES
O espetáculo conta a história de dois trovadores que chegam ao teatro como quem chega de uma longa e estafante viagem. Os viajantes estão ávidos de espectadores para suas trocas, repentes e brincadeiras. Nesta história, três irmãos são o ponto central da narrativa. Em meio a viagens, descobertas e trapaças, um deles precisa desvendar o mistério que envolve o mais especial de todos os prêmios: a toalha mágica. E no final, quem sabe, a justiça prevalecerá. Aí, então, todos poderão saborear as iguarias de um grande e mágico banquete.

OFICINA

Na oportunidade, o Grupo Atrás do Pano realizará a oficina “Da Brincadeira à Arte” direcionada aos educadores. A oficina, que também será realizada no Centro Cultural Usiminas, nos dias 19 e 20/03, integra o “Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores” que tem o objetivo de realizar cursos das várias áreas da educação. O encontro será uma oportunidade do participante entrar em contato com jogos teatrais e brincadeiras musicais que poderão ser experimentadas posteriormente em sala de aula, utilizando a brincadeira como ponto de partida para o estímulo à criatividade. Algumas técnicas de improvisação serão exploradas pelos participantes, por meio da criação de pequenas esquetes e a partir da pesquisa das histórias populares da região. Os interessados poderão agendar sua participação, também na Ação Educativa.
O Grupo Atrás do Pano conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

AÇÃO EDUCATIVA
A área de Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas desenvolve, desde 2003, programas de formação para artistas, professores e estudantes das instituições de ensino de todo o Colar Metropolitano do Vale do Aço. Para isso, desenvolve uma série de programas os Espetáculos Didáticos e o Programa de Formação de Professores e Arte Educadores.

As apresentações dos Didáticos são concebidas com o objetivo de despertar nos estudantes o desejo de conhecer e descobrir aspectos importantes da linguagem artística (como roteiros, cenários, figurino, iluminação, direção e atuação), por meio de vivências estéticas em torno de temas diversos. Todo mês um espetáculo diferente, direcionado às escolas, está em cartaz no Centro Cultural Usiminas.

Já o “Programa de Formação de Professores e Arte Educadores” tem o objetivo de proporcionar aos professores e educadores do Vale do Aço um espaço de encontro e troca, reflexão, fruição e prática a partir do contato com as diferentes formas de expressão artística, sob a orientação de artistas e especialistas convidados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com