Cultura

Grucon celebra 25 anos de luta em defesa da consciência negra

A Parada Afro será uma das principais atividades em Fabriciano

IPATINGA
– Neste dia 20 de novembro o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. “Várias ações marcam o momento de reflexão sobre avanços e desafios para que a cultura negra seja valorizada na sociedade e o preconceito se desfaça em todas as suas formas.

Na região, o Grupo de Consciência Negra de Ipatinga e Santana do Paraíso (Grucon-ISP), luta desde 1987 por mais espaço e valorização dos negros”, diz uma das fundadoras do Grucon-ISP, Maria Helena Miguel. Ela lembra que o grupo foi criado por incentivo dos padres franciscanos que chegaram a Ipatinga e faziam um trabalho fundamentado na Teologia da Libertação. “Naquela época, estavam pipocando no Brasil organizações de combate à exclusão social.

O Grucon foi criado em âmbito nacional e criamos aqui um núcleo, incentivados pelos franciscanos. O objetivo sempre foi nos unir para direcionar ações de combate ao racismo, conscientização do povo negro e buscar a nossa valorização”, afirmou Helena Miguel.

AÇÕES

O Grucon-ISP é uma entidade registrada e sem fins lucrativos. Atualmente os membros se reúnem mensalmente, aos segundos sábados, na paróquia São Judas Tadeu, no bairro Canaãzinho. O grupo também atua na Pastoral Afro da paróquia. Todo primeiro domingo de junho o grupo promove o Jubileu da Comunidade Negra, que em 2014 chegará à sétima edição.

“Ações como essa servem para continuarmos fortalecendo o grupo e nossa união. Mesmo com tantos anos de luta ainda procuramos amadurecer mais e unir esforços pela causa. Esbarramos em muita falta de apoio, mas estamos caminhando para dias melhores”, declarou Helena Miguel.

A militante do Grucon diz que neste mês o grupo é muito requisitado para realizar palestras em escolas. “Muitos estudantes nos procuram também para fazer trabalho em homenagem à data. Sempre tentamos atender a todos, mas lembramos da importância dessa comunidade escolar e acadêmica nos dar apoio, pois é fundamental contarmos com pessoas capacitadas”, salientou Helena Miguel.

AVALIAÇÃO

Ao avaliar a história de luta do povo negro, Helena Miguel aponta como uma importante conquista a lei que obriga da o ensino da História da África e de Povos Indígenas no currículo escolar. Mas em âmbito regional, a militante aponta a necessidade de mais união. “Precisamos de mais parcerias, ter uma equipe que se organize em âmbito metropolitano. Precisamos nos organizar e trabalhar juntos”, frisou.

PROJETO

Desde o início do mês uma programação especial é promovida em escolas públicas de bairros periféricos de Ipatinga pelo projeto “Cultura Negra Circula pela Cidade”, coordenado por Helena Miguel e patrocinado pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Oficinas de Percussão, Dança Afro, Capoeira e a Roda de Conversa já foram ministradas.

O resultado será conferido neste domingo, 24 de novembro, na Festa Quizomba, na Escola Municipal João Amparo Damasceno, no bairro Vila Celeste. Antes da festa, escolas recebem a palestra “Consciência Negra, Cultura e Cidadania”, ministrada por Patrícia Fernandes, Margarida Santos, Élida Maria da Silva e Nadir Ramaioli. Com muita dinâmica a palestra apresenta elementos históricos da cultura negra. Objetos e vestimentas são usados para ilustrar a conversa.

PALESTRAS

Nesta terça-feira (19), a palestra será ministrada na Escola Municipal Professor Evaldo Fontes, no bairro Forquilha, de 9h às 11h; e na Escola Municipal João Amparo Damasceno, no bairro Vila Celeste, de 14h às 16h. Na quinta-feira (21), mais duas escolas recebe a palestra “Consciência Negra, Cultura e Cidadania”: Escola Municipal Gercy Benevenuto, no Taúbas, de 9h30 às 11h e a Escola Estadual Elza de Oliveira Lage, no bairro Chácaras Madalena, de 14h às 16h. Mais informações pelo telefone: 3826-6209 ou 8840-6209.

 


Integrantes do Grucon durante uma das muitas atividades anti-racistas da instituição

Fabriciano celebra o Dia com Parada Afro

FABRICIANO – As comemorações do Dia da Consciência Negra têm início nesta quarta-feira (20) em Coronel Fabriciano. O evento, que prossegue até domingo (24), é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Parte das atividades será realizada pelos alunos da Educação Integral em Tempo Integral de Coronel Fabriciano. Uma das principais iniciativas das comemorações é a tradicional Parada Afro.

O evento começa com uma exposição de pinturas, esculturas e artesanato produzidos por artistas negros de Fabriciano. As peças ficarão expostas no Terminal Rodoviário, no Centro, até a sexta-feira (22). “Quem quiser conferir as peças e até comprar alguns enfeites para decorar a casa, essa será uma boa oportunidade. Os artistas prepararam um trabalho muito bonito para expor e vale a pena conferir”, informa o gerente de Cultura de Fabriciano, Amir José de Melo.

Ainda na quarta, uma Audiência Pública sobre a temática será realizada, às 18h, na Câmara de Vereadores. Um dos assuntos abordados será a Lei 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira. “Toda população está convidada a participar desse momento de discussão. É muito importante que possamos discutir essas questões em nosso município”, destaca o gerente.

PARADA
Neste ano, aproximadamente 700 alunos das escolas municipais estão envolvidos em cinco apresentações de dança, percussão e teatro. Também haverá apresentações de grupos culturais de origem negra, grupos de religiões de matriz africana, momento ecumênico e pronunciamento de autoridades. A passeata sairá da Catedral de São Sebastião, às16h30, na quarta, e seguirá pelas ruas Maria Matos, Dom Bosco, Duque de Caxias, Doutor Querubino, Silvino Pereira, terminando na Praça da Estação.

MISSA FESTIVA

No domingo (24), as comemorações encerram-se com uma grande missa festiva na Catedral de São Sebastião, às 8h30. A ação é organizada pela Paróquia de São Sebastião e será transmitida ao vivo pela Rádio Educadora.

Dia da Consciência Negra
A data foi estabelecida no dia 9 de janeiro de 2003. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser a data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi representa a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, em 1965, defendendo seu povo e sua comunidade. Zumbi lutou até a morte pela cultura e pela liberdade do seu povo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com