Cidades

Governo Federal garante obra em Confins para abril

O governador Antonio Anastasia e o diretor geral para o Brasil da Aerolineas Argentinas e da Austral Lineas Aéreas Cielos Del Sur, Ariel Rodriguez

BH – A Infraero vai construir por meio de contratação direta o terminal provisório do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, para atendimento aos passageiros durante a Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito durante encontro entre o governador Antonio Anastasia e o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Moreira Franco, nesta quarta-feira (08), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte.

O ministro Moreira Franco e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, garantiram ao governador que até abril do ano que vem, portanto antes da Copa do Mundo, as obras estarão concluídas. O novo Módulo Operacional Provisório (MOP) terá capacidade para atender mais 3,5 milhões de passageiros por ano. A decisão foi tomada depois de nenhuma empresa mostrar interesse na obra nas três licitações que foram abertas. Com isso, a Infraero poderá contratar a empresa diretamente, sem necessidade de nova licitação, fato que deve ocorrer, segundo o ministro, até a próxima semana, quando já será dada ordem de início das obras.

“Eu conversei com o ministro Moreira, dizendo da importância dessa obra. Ainda que seja uma obra provisória, ela é fundamental para a Copa do Mundo. O ministro foi muito sensível e imediatamente convocou o presidente da Infraero e veio hoje com essa solução, que é uma solução positiva. A lei autoriza essa contratação que será sem licitação. A Infraero tem os critérios para fazê-lo e eu espero que isso ocorra rápido”, afirmou o governador após a reunião, em entrevista coletiva.

AEROPORTOS REGIONAIS

Durante a reunião o governador também acertou com o ministro obras para aeroportos regionais. A intenção é identificar as obras que o Estado já está fazendo em aeroportos do interior do Estado para que o Governo Federal possa alocar recursos em outros que ainda aguardam intervenções. “Existe um programa federal de aeroportos regionais e há um programa estadual. Então, estamos identificando os pontos em comum para nós otimizarmos o funcionamento dessas obras nos aeroportos do interior do Estado. Foi uma reunião muito positiva”, afirmou Anastasia.

Anastasia assina acordo para rota BH-Buenos Aires
BH – O Governo de Minas dá mais um importante passo para o processo de internacionalização do Estado ao oficializar junto à Aerolineas Argentinas a operação de voo direto e diário entre Belo Horizonte e Buenos Aires, marcada para começar no próximo mês. O protocolo de intenções foi assinado nesta quarta-feira (08) pelo governador Antonio Anastasia, pelo diretor geral para o Brasil da Aerolineas Argentinas e da Austral Lineas Aéreas Cielos Del Sur (AESA/AUSA), e pelo secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho.

Turismo

Para Antonio Anastasia, a nova rota vai permitir o aumento de fluxo de turistas argentinos em Minas Gerais. O país vizinho é o que mais emite turistas para o Brasil. Nos últimos anos, foram cerca de 1,6 milhão de passageiros. Porém, o Estado é apenas o terceiro principal destino desses turistas.

“Bastam esses números para percebermos que temos uma faixa imensa de oportunidades para aumentar o fluxo de argentinos para Minas e de mineiros para Argentina. O povo argentino é conhecido como amante da cultura e Minas Gerais tem aqui 60% do patrimônio histórico brasileiro, cidades históricas e instâncias minerais. Não faltarão oportunidades para recebermos os visitantes da Argentina e dos outros da América Latina que usam a companhia para suas viagens”, disse o governador de Minas.

A Austral Lineas Aéreas Cielos Del Sur, subsidiária da Aerolineas Argentinas, começará a operar o voo a partir de 1º de junho com capacidade para transportar 96 passageiros, sendo 88 em classe econômica e 8 em classe Premium, em aviões Embraer E-190. A duração da viagem é de três horas e quarenta minutos.
O voo AR-2267 partirá de Belo Horizonte diariamente à 1h45, e chegará ao Aeroporto de Ezeiza (Buenos Aires) às 5h25. A volta (AR-2266) acontece sempre nos mesmos dias às 21h55 chegando a Belo Horizonte 1h05. Segunda a empresa, o voo possibilitará conexões imediatas para a Oceania, EUA, Europa e todo o interior da Argentina e países da América do Sul.

Decola MInas
Este é o quinto voo internacional direto operado a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins, desde a implantação do programa Decola Minas, criado em 2008 pelo Governo do Estado para aumentar a oferta de voos partindo de Minas com destino aos principais centros emissores de turistas nacionais e internacionais. Os mineiros já podem voar diretamente para Europa, via Lisboa (Portugal), para os Estados Unidos (via Miami) e para América Central, a partir do Panamá.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com