Cidade vai ganhar nova frota de ônibus, estações de bicicleta de uso coletivo e 3 novos terminais de linhas urbanas
IPATINGA – O Ministério das Cidades e a Prefeitura Municipal de Ipatinga realizam no próximo dia 06 (sexta-feira), às 9:30 horas, no galpão do Parque Ipanema, o lançamento do IpaMove, novo programa de mobilidade urbana do município.
O evento marca simbolicamente o início de uma nova fase do transporte coletivo em Ipatinga, com a entrega do primeiro dos 80 novos ônibus que irão compor a frota municipal, viabilizados por meio de recurso do Novo PAC.
MOBILIDADE
Mais do que novos veículos, o IPaMove representa um novo conceito de mobilidade urbana, com modernização, mais conforto, novo visual e avanços na qualidade do transporte coletivo.
O governo federal informou que devido ao atraso na produção dos novos veículos será apresentado no dia 6 o primeiro modelo do ônibus, mas cerca de outros 30 veículos serão entregues até o final de fevereiro e a frota completa até final de março.
ESTAÇÕES
O programa de mobilidade IpaMove envolve ainda, por meio do Novo PAC, a construção de estações de bicicleta de uso coletivo, além de 3 estações de integração (um investimento de R$ 40 milhões). As estações serão construídas na praça Caratinga (centro de Ipatinga), nas proximidades da E.E. Canuta Rosa, no bairro Cidade Nobre e na praça da Maçonaria, no Bethânia. Todos os ônibus serão equipados com ar condicionado e hi fi.
DÍVIDA
A nova frota é objeto de um financiamento via Caixa Econômica Federal feito pela Prefeitura de Ipatinga com prazo de carência e juros abaixo do mercado como forma de sanar uma dívida de mais R$ 100 milhões com a concessionária de transporte coletivo da cidade. A dívida foi contraída durante o governo do ex-prefeito Sebastião Quintão, quando se instituiu a gratuidade de 65 para 60 anos, o que gerou a defasagem das tarifas.
A dívida, que já havia sido executada, foi negociada através do empréstimo com a Caixa.



