Cidades

Governo do Estado inaugura hoje CSE para os menores infratores

IPATINGA – O secretário de Estado de Defesa Social Rômulo Ferraz inaugura hoje, às 11:30h, o Centro Socioeducativo de Ipatinga (CSE). O Centro tem capacidade de internação de 40 menores infratores e contará com espaços de reabilitação dos adolescentes. A instituição funcionará na antiga sede da fundação Rios de Água Viva, na avenida João Valetim Pascoal, centro de Ipatinga, próximo à 1ª Delegacia Regional de Segurança Pública, em um imóvel do Estado, e fará o acautelamento de adolescentes do sexo masculino em cumprimento a medida socioeducativa de internação.

Para adaptação do espaço, atendendo às exigências da lei, foi investido cerca de R$ 1,5 milhão, recurso estadual.
Além do secretártio Rômulo Ferraz, participa da inauguraçaão a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Giselle Cyrillo, além de autoridades da região.

ESTRUTURA
O Centro Socioeducativo de Ipatinga possui salas para oficina, consultórios médico e odontológico, salas de atendimento, quadras esportivas, escola formal, biblioteca, espaço reservado para visitas de familiares, além das instalações para a administração, refeitório e alojamentos. O local conta ainda com uma equipe especializada formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e advogados. A gestão administrativa da unidade ficará por conta da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), da Seds.

A 1ª tesoureira do Consep I e integrante da Gerência de Articulação da Agência Metropolitana do Vale do Aço, Carmelita Drummond Mendes, destacou ontem a importância do Centro Socieducativo de Ipatinga, não só como espaço de acautelamento dos menores infratores, mas também como oportunidade de reabilitação e reinserção social dos jovens em situação de risco e reincidentes em crimes violentos. “Acautelamento em muitos casos é necessário até mesmo para proteção da própria vida da pessoa internada. Além disso, e um espaço para restabelecer a dignidade da pessoa, que tem o direito de buscar novos caminhos e melhorar sua vida”, disse Carmelita, ressaltando o parâmetro com o qual a instituição deve atuar.

TRANSFERÊNCIA

Com a inauguração do Centro Socioeducativo, os adolescentes que hoje estão acautelados no Centro de Internação Provisória, em Açucena, serão transferidos para o local, gradativamente, já a partir da próxima semana.
Às 9h30, o secretário de Defesa Social, prefeitos da região, juízes e representantes das polícias Militar e Civil discutem ações de prevenção e repressão à criminalidade na sede da Agência Metropolitana de Ipatinga. A reunião é aberta à imprensa.

SERVIÇO
Reunião para discussão de criminalidade
Data: 26 de junho, às 9h30
Local: Agência Metropolitana de Ipatinga – Rua Zita Soares de Oliveira, 212 – Centro
Inauguração do Centro Socioeducativo em Ipatinga
Data: 26 de junho, às 11h30
Local: Avenida João Valentim Paschoal, número 1.031, Centro.


O CSE de Ipatinga vai funcionar no prédio próximo à 1ª Delegacia Regional de Segurança Pública


O secretário de Estado de Defesa Social Rômulo estará em Ipatinga hoje

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com