(DA REDAÇÃO) – O governo federal deve suspender a implementação do novo ensino médio (Nem). A informação é do jornal “Folha de S. Paulo”, mas ainda não há nenhum anúncio oficial do governo sobre a medida. O novo ensino médio vem sendo alvo de críticas de estudantes e professores e várias manifestações contra sua implementação foram realizados pelo País.
O novo ensino médio cria disciplinas como “projeto de vida”, “comunicação e marketing” e “empreendedorismo”, no lugar de disciplinas tradicionais, com mais rapidez na formação. Por outro lado, até 2024 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai continuar se baseando na atual base curricular.
Outro problema apontado na mudança é que a reforma atribui disciplina a professores sem a formação adequada, expande as aulas online e não tem opções de itinerários formativos em cidades com redes pequenas.
ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Segundo o Ministério da Educação, “os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar”.
NEM E ENEM
Conforme a “Folha de S. Paulo”, a medida que suspenderá a entrada em vigor do novo ensino médio (Nem), ainda em elaboração, também irá sustar as mudanças no Enem previstas para 2024, que adequariam o exame ao previsto nas novas regras da etapa. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público no País.