Queda de secretário acontece após tentativa de implantação do programa de militarização das escolas públicas de Minas
BH – O Governo de Minas comunicou oficialmente o desligamento do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, do cargo, após três anos à frente da pasta. Servidor de carreira, Igor ajudou a implementar programas pioneiros da atual gestão, contribuindo para aprimorar a qualidade da educação em Minas Gerais. A demissão do secretário acontece logo após a tentativa de implantação do p
rograma de militarização nas escolas estaduais de Minas. Não se sabe se o novo secretário vai insistir na continuidade do projeto.
O governador Romeu Zema agradece o empenho do secretário e de sua gestão. “Por ter sido professor e diretor de escola na rede estadual, ele trouxe a visão de quem entende as necessidades da educação na ponta. Foi com a sua colaboração que chegamos ao topo do ranking de alfabetização do país, ampliamos a política de intercâmbio para todas as escolas de Minas, com o Passaporte Mineiro do Conhecimento, e lideramos a formação profissional de jovens no Brasil com o Programa Trilhas de Futuro”, disse o governador.
CONCLUSÃO
Igor de Alvarenga é professor efetivo do Estado de Minas Gerais, tendo atuado como vice-diretor e diretor de escola pública na rede estadual de ensino. Na atual gestão, exerceu o cargo de subsecretário de Articulação Educacional, entre 2019 e 2022. Na sequência, assumiu o posto máximo da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).
A saída de Igor de Alvarenga será concluída nesta semana. Ele continuará atuando dentro do Governo de Minas, colaborando para a efetivação de políticas educacionais de qualidade.
SUCESSOR
Também na semana que vem, será nomeado o novo secretário de Educação, Rossieli Soares, que vai dar continuidade às políticas públicas bem-avaliadas implementadas pela SEE-MG nos últimos anos. Mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Rossieli foi ministro da Educação e secretário de Educação Básica entre maio de 2016 e dezembro de 2018, além de secretário estadual de Educação do Pará, de São Paulo e do Amazonas. Informações sobre sua posse serão divulgadas em momento oportuno.