Forças de segurança estão atuando não somente no trabalho de vigilância e proteção, mas também de forma humanizada no atendimento e suporte às famílias
IPATINGA – As forças de segurança que atuam em Ipatinga estão ainda mais integradas e unidas neste período desafiador, trabalhando para resguardar e garantir a proteção de toda a população. A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) estão nas ruas, realizando rondas frequentes também no período noturno, visando sobretudo proteger bens em imóveis atingidos e desocupados, assim como equipamentos públicos.
Segundo o comandante da GCM, Paulo Moreira, a atuação dos agentes da Guarda teve início ainda nas primeiras horas da madrugada de sábado (11) para domingo (12), dando suporte e orientação às famílias desabrigadas e desalojadas.
“A atuação da GCM tem sido voltada para ações de Defesa Civil, dando ali aquele primeiro atendimento, orientando as pessoas que estão em locais de risco a buscar abrigo, fazendo também os registros fotográficos ou filmagens, pegando o nome, endereço, telefone daquelas pessoas que estão em área de risco e repassando para a Defesa Civil”, detalhou.
ALÍVIO
Ambas as instituições, Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal, têm trabalhado com o mesmo propósito: tentar aliviar, suavizar e confortar as famílias atingidas pelas chuvas.
“A Polícia Militar está trabalhando diuturnamente para tentar suavizar esse momento para as famílias, prestando não só segurança, que é a nossa missão principal, mas auxiliando de todas as formas ao nosso alcance. Seja na retirada e encaminhamento das famílias para um local seguro ou no patrulhamento das casas dessas famílias que precisaram sair de seus locais para, dentro do possível, coibir e evitar que crimes possam acontecer nas residências”, detalhou o tenente Heitor, militar do 14º Batalhão.
“Nesse momento de dificuldade, a atuação da GCM tem sido feita com prioridade para diminuir o sofrimento das pessoas e reduzir as perdas. Assim, nós vamos continuar de maneira ininterrupta enquanto for necessário”, acrescentou o chefe da GCM.
RONDAS
A segurança dos imóveis e dos bens que ali foram deixados pelas famílias também é uma prioridade.
“Em paralelo às atividades de apoio à Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal tem executado um patrulhamento nos locais onde as pessoas tiveram de abandonar suas residências para preservar o bem maior, que é a vida. A Guarda tem atuado em conjunto com a Polícia Militar nesse sentido, visando proteger o patrimônio daquelas pessoas que tiveram de deixar suas casas”, explicou o comandante da GCM.
Também são parte do trabalho desempenhado pela PM e GCM as visitas constantes aos abrigos, para fornecer segurança às pessoas que estão lá. Os profissionais têm acompanhado a Defesa Civil nas vistorias.