Cidades

Furto de computadores ameaça o sigilo do Conselho Tutelar

Furto de equipamentos atrasa serviços no Conselho Tutelar

IPATINGA – Conselheiros tutelares de Ipatinga estão preocupados com a possibilidade de vazamento das informações contidas nos computadores roubados do Conselho Tutelar na última sexta-feira (12). Os equipamentos contêm dados sigilosos de casos acompanhados pela entidade, somente acessíveis aos funcionários do Conselho e à Justiça.
A presidente do Conselho Tutelar, Viviane Barbosa, teme que as famílias, crianças e adolescentes tenham suas condições expostas para a população. “O prejuízo material não é tão grave quanto ter os processos que correm em segredo de justiça vazados. Porque todo nosso relatório e acompanhamentos dos casos estão nesses computadores levados do conselho”, disse a presidente.
A sede da instituição, no Centro da cidade, foi arrombada na sexta-feira (12). Os ladrões levaram computadores, monitores, o celular coorporativo e pouco mais de R$ 20, que seriam utilizados para a compra do lanche dos conselheiros. Viviane disse que já solicitou ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e à Secretaria de Ação Social novos computadores para a entidade e aguarda retorno.
A conselheira tutelar Ramonik Márcia de Souza contou que estava de plantão no dia do furto e foi avisada pelo vigilante do turno da noite que a porta de entrada estava arrombada e que os computadores tinham sido levados. Com os equipamentos levados, os casos que estavam em andamento adiantado voltam praticamente à estaca zero. “Agora a gente vai ter que pegar os resumos dos casos que estão no arquivo manual e relatar um por um, e isso vai demorar um pouco. Já até encaminhamos ao juiz um ofício comunicando que os casos chegarão atrasados à justiça por causa do ocorrido”, explica Ramnik. Esta não é a primeira vez que a sede é invadida por marginais.

ABANDONO
Para que o órgão não ficasse completamente abandonado, no último fim de semana, os conselheiros conseguiram que um vigilante ficasse durante o dia – de 7h às 19h – até que chegasse o outro vigia, que trabalha no turno da noite. “A porta ficou completamente aberta. Mas esse abandono do Conselho Tutelar não é de agora. Todos os finais de semana, aqui fica solitário. A porta arrombada terá que ser substituída por outra, porque se antes estava ruim, agora ficou completamente inseguro”, opina a conselheira.

NOTA
Em uma nota encaminhada pela assessoria de comunicação da PMI, o secretário de Assistência Social, Leonardo Oliveira, disse que para repor as máquinas furtadas, será necessário abrir processo licitatório para aquisição de novos equipamentos. Tão logo o processo seja concluído, os equipamentos serão disponibilizados para uso. O secretário considerou o arrombamento no Conselho Tutelar imprevisível.

 


“O prejuízo material não é tão grave quanto ter os casos
sigilosos sendo vazados”, afirma a presidente do Conselho

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com