quinta-feira, outubro 16, 2025
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Fundação Aperam investe em formação de educadores da educação especial

Cerca de 700 educadores de Timóteo recebem capacitação com Projeto Autismo na Escola, realizado pela Associação Amor Azul com recursos do Edital de Projetos

TIMÓTEO – A educação especial do município de Timóteo vem se transformando com o Projeto Autismo na Escola, da Associação Amor Azul, contemplado pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita – Social, de 2024, no eixo Cidadania e Direitos Humanos. A iniciativa teve início em abril deste ano e vai até dezembro, com o objetivo de capacitar os profissionais da educação para receber, orientar, estimular e gerenciar momentos de crise dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, garantindo assim um ensino inclusivo e de qualidade.

AUTISMO NA ESCOLA

O projeto Autismo na Escola beneficia diretamente 14 escolas das redes públicas de ensino, alcançando quase 700 professores e assistentes de educação especial e, em média, 7 mil alunos neurotípicos e atípicos de até 15 anos de idade.

O cenário da educação inclusiva em Timóteo mudou consideravelmente com a parceria com a Associação Amor Azul e Fundação Aperam Acesita, segundo France-Jane Araújo Pereira, Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo. “Já colhemos frutos da parceria. Observamos maior compreensão da necessidade de se fazer uma educação inclusiva respeitosa, com acolhimento e cuidado no trato com as crianças, proporcionando progresso e melhoria da qualidade das ações, uma atuação mais efetiva com responsabilidade, solidariedade e, acima de tudo, amor no que se faz”, completa.

SENSIBILIZAÇÃO

Com 40 anos de atuação como pedagoga da rede municipal de ensino de Timóteo, Rosely Miranda, coordenadora do Projeto Autismo na Escola, explica que a iniciativa busca sensibilizar os profissionais da educação. “É extremamente gratificante como a sociedade estava abraçando nosso projeto. Propusemos temas que os educadores apontaram como inabilidades. Para alcançarmos os avanços na qualidade da educação, precisamos de profissionais bem formados, para, então, garantir melhorias para nossos meninos e termos os resultados que esperamos até o fim do projeto”, pontua.

NOVA REALIDADE

Há 15 anos educadora da Apae Timóteo e há dois anos atuando como assistente de educação especial na Escola Municipal Monteiro Lobato, Luana Santiago André contou que as capacitações têm proporcionado maior segurança para atender as crianças. “Embora eu tenha experiência com alunos de diferentes tipos de deficiência na Apae, sou AEE na educação infantil, com crianças que estão no nível 3 de suporte de TEA. Tenho colocado em prática as teorias que aprendo e já percebo melhor interação das crianças com as atividades”, detalhou.

Lauro Gabriel de Souza é pai do Gabriel André, de 15 anos de idade, aluno do IMETT. Acompanhando o filho na escola, Lauro percebeu melhorias significativas no seu desenvolvimento. “Gabriel é inteligente e muito esforçado, mas tem dificuldade de concentração quando está entre os demais colegas. A escola tem apresentado alternativas para auxiliá-lo, tem nos trazido retornos sobre as adaptações. Tem sido uma parceria que tem feito a diferença”, conta.

RELEVÂNCIA SOCIAL

Luiz Carlos Ribeiro Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita, reforça a relevância social do projeto Autismo na Escola para a comunidade. “Nossa missão é transformar a sociedade, por meio de projetos sustentáveis. Temos orgulho de produzir eucalipto, levando o desenvolvimento ao Vale do Jequitinhonha, e do Aço Verde Aperam, que movimenta a economia do Vale do Aço. Por meio do Edital de Projetos, podemos transformar vidas e o projeto da Associação Amor Azul tem oportunizado grandes transformações para os educadores e pessoas do transtorno do espectro autista”, detalha.

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