Policia

Fuga frustrada no Ceresp termina com ônibus incendiado no Planalto

Créditos: Patricia Belo

IPATINGA – Dois adolescentes, um de 15 e outro de 17 anos, confessaram ter incendiado um ônibus da Saritur na manhã desta quarta-feira (3) no bairro Planalto. Além deles, um jovem de 21 anos, também foi detido suspeito de participação no atentado, mas ele negou qualquer tipo de envolvimento. Com um dos menores a polícia apreendeu uma réplica de revólver usada no crime.

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o jovem de 17 anos disse que “cometeu o delito devido ao tratamento dispensado aos detentos do Ceresp”. No documento oficial da PM, o rapaz não informou qual tipo de tratamento seria este. Mas tudo indica que o incêndio ao coletivo esteja ligado à superlotação da cadeia e à tentativa de fuga frustrada na madrugada de ontem.

INCÊNDIO
O ônibus foi incendiado na rua Ilhéus, em frente a um ponto de ônibus. De acordo com a Polícia Militar os criminosos entraram no coletivo e mandaram que os 30 passageiros saíssem, quando atearam gasolina e fogo. O ônibus ficou completamente destruído. Ninguém se feriu.
O condutor do ônibus, que fazia a linha 902 – Veneza II B, disse que era a segunda corrida do dia e que foram minutos de terror vividos. A PM apura se o atentado ao coletivo está relacionado ao motim ocorrido na madrugada desta quarta, no Ceresp de Ipatinga.

OUTROS CASOS
Em agosto do ano passado, por ordem de presos do Ceresp de Ipatinga, criminosos atearam fogo em três ônibus em diferentes locais em Ipatinga. No bairro Limoeiro, dois homens armados deram sinal para o coletivo da linha Circular 4B e obrigaram os passageiros, motoristas e cobrador a descerem.
Segundo as testemunhas, os criminosos disseram que iriam colocar fogo no ônibus porque estariam “insatisfeitos com alguns acontecimentos no Ceresp”. Em seguida, um dos autores jogou combustível em várias partes do veículo e ateou fogo. A dupla fugiu em seguida e não foi localizada.
O mesmo aconteceu com outro coletivo urbano no bairro Bethânia e com ônibus particular no bairro Veneza I.


Divulgação da Seds em maio do ano passado informava que Ceresp tinha 750 presos; capacidade é de 182

Fuga frustrada no Ceresp

IPATINGA – Vinte três presos de uma cela do Ceresp tentaram fugir na madrugada desta quarta-feira (3). De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), os detentos serraram as celas e tentaram fugir para o pátio. O agente da guarita percebeu a movimentação e acionou outros profissionais para impedir a fuga.
Ainda conforme o comunicado, os agentes utilizaram armamento não letal para controlar a situação. Não houve feridos. A direção da Unidade instaurou um Procedimento Interno para apurar o ocorrido e as investigações ficam a cargo da Polícia Civil.

SUPERLOTAÇÃO
O Ceresp de Ipatinga possui capacidade para 182 presos e há anos vive o problema da superlotação. Uma das últimas atualizações feitas pela Secretaria de Estado de Defesa Social, em maio do ano passado, era que a unidade prisional tinha 750 detentos.

Desde ano passado, por meio de uma ação do Ministério Público, o Ceresp não pode receber mais presos. Desde então, as pessoas detidas em flagrante são encaminhadas para a penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. De lá são remanejadas para outras unidades da região, ou ficam no presídio até o surgimento de uma vaga.
A redação do Diário Popular tentou obter novos números de presos nas duas cadeias. Em nota, a Seds informou que por motivos de segurança a secretaria não disponibiliza a lotação das unidades prisionais administradas pela Suapi.

MOTIM
Embora a polícia ou o próprio sistema prisional não consiga relacionar o motim ao atentado a ônibus na manhã de ontem, a possibilidade não é descartada. Em agosto do ano passado, após um motim dentro do Ceresp, presos ordenaram ataques a três ônibus em Ipatinga como forma de demonstrar descontentamento com a unidade prisional.
Os detentos reclamaram da superlotação, péssimas condições carcerárias e a demora da Justiça em realizar o julgamento dos presos e em conceder os benefícios a quem tem direito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com