Na semana passada, a Instituição comemorou a formatura de 30 especialistas
IPATINGA – Nesta semana, a Fundação São Francisco Xavier recebe 31 médicos ingressantes em seu Programa de Residência Médica. Desenvolvido há mais uma década, o Programa faz parte das atividades de Ensino e Pesquisa da Instituição, objetivando o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico de médicos, bem como da assistência ao paciente.
As atividades proporcionam a vivência na rotina de um hospital, com avançadas tecnologias e protocolos. Atualmente, o Hospital Márcio Cunha – HMC oferece 16 cursos de Residência Médica, reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC – e subsidiados com recursos do Ministério da Saúde e com recursos próprios da Fundação São Francisco Xavier.
Além do HMC, os outros dois hospitais administrados pela Fundação São Francisco Xavier implantaram programas de residência médica: o Hospital de Cubatão em 2019, e o Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira em 2020.
FORMATURA
Na semana passada comemorou a formação de 30 médicos especialistas em diversas especialidades:Clínica Médica, Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Neonatologia, Cirúrgica, Ortopedia e Traumatologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Radioterapia. A cerimônia foi realizada totalmente virtual devido à pandemia.
A formatura do Programa de Residência Médica é o momento de reconhecer e homenagear os profissionais, apresentar os resultados obtidos no programa, que permite a permanência de mais profissionais na região, além de engrandecer o vínculo acadêmico da instituição.
Para o Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier,Dr.MauroOscar Soares de Souza Lima, a Fundação entende a importância de contribuir com qualidade na formação de novos profissionais especialistas. “O Programa de Residência Médica dos hospitais administrados pela Fundação, além de oferecer a formação continuada dos médicos, possibilita a entrega de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho e, consequentemente, para a sociedade”, destaca.
O programa de residência é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). Os cursos possuem duração e pré-requisitos distintos