Cidades

FSFX promove Workshop sobre a Atenção Primária à saúde

IPATINGA – Do atendimento com foco no tratamento de doenças à assistência centrada no paciente. Das demandas direcionadas ao pronto-atendimento, exames e internações para um modelo mais voltado às necessidades individuais, baseado na promoção da saúde e no gerenciamento de patologias crônicas. Cada vez mais, o paradigma da saúde, principalmente em países de primeiro mundo, incorpora mudanças para uma atenção primária mais ampla e resolutiva. Atenta a isso, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), instituição que administra o Hospital Márcio Cunha e a operadora Usisaúde, promoverá o Workshop em Atenção Primária para profissionais da área de saúde, dia 18 (segunda), às 16h, no Teatro Zélia Olguin no bairro Cariru, em Ipatinga (MG).
Com duração de cinco horas, o evento será aberto pelo diretor executivo da Fundação, Luís Márcio Araújo Ramos e contará com a presença de especialistas no assunto dos Estados Unidos e do Brasil. Um deles é o Dr. Rob Janett, professor da Escola de Medicina de Harvard, especialista e consultor em atenção primária, chefe de uma das 12 unidades de atenção primária do Cambridge Health Alliance (CHA) e diretor da Mount Auburn Cambridge Independent Practice Association (MACIPA), em Boston, que falará sobre A Atenção Primaria na Cambridge Health Alliance, Resultados de modelos de saúde baseados em Atenção Primária e Atenção a Saúde Centrada no Paciente.
O brasileiro integrante do corpo docente do Institute for Healthcare Improvement (IHI), e consultor na área de saúde, Dr. Paulo Borem, realizará uma apresentação sobre Atenção Primária no Setor Privado de Saúde Brasileiro. Na sequência, o Dr. Luiz Roberto Ramos, geriatra, diretor do Centro de Estudos do Envelhecimento e professor titular de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), falará sobre os Desafios de um país que envelhece e Guilherme Sydow Hummel, pesquisador, consultor e mentor na área de eHealth abordará sobre Inovações Tecnológicas redesenhando o Setor de Saúde. O Workshop contará ainda com uma mesa redonda, moderada pelo Dr. Aloísio Benvindo de Paula, médico infectologista e intensivista do Hospital Márcio Cunha.

BOX

Processo contou com visita à Boston, nos EUA

Com o objetivo de conhecer serviços de excelência em Atenção Primária centrada no paciente e firmar parcerias com instituições de referência, reconhecidas em nível internacional, representantes da Fundação São Francisco Xavier estiveram em Boston, nos Estados Unidos. Sob consultoria do Dr. Rob Janett (que estará presente no Workshop) e do Dr. Paulo Borem (consultor em projetos de reforma do sistema de saúde na Índia, Colômbia, África, Argentina, Estados Unidos e México), a equipe da Fundação pôde conhecer de perto o trabalho executado pelo Cambridge Health Alliance (CHA – prestador de serviços médicos), pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) e pela Escola de Saúde Pública de Harvard e pela Mount Auburn Cambridge Independent Practice Association (MACIPA).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com