Objetivo é garantir a segurança dos pacientes e colaboradores e prevenir o contágio da doença
IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas, não tem poupado esforços para prevenir e minimizar a propagação do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Além de contar com equipes altamente capacitadas para atender aos pacientes de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, a FSFX vem intensificando as medidas para garantir a segurança dos seus colaboradores e clientes. Mesmo antes de serem registrados casos do COVID-19 nas regiões onde atua, a Fundação antecipou-se criando um protocolo específico de triagem para casos suspeitos e reduziu o fluxo de pessoas nas unidades hospitalares com o objetivo de evitar a disseminação do vírus.
Desde então, uma série de ações têm sido implementadas na Instituição e as últimas medidas adotadas no Vale do Aço foram a paralisação no atendimento de algumas unidades descentralizadas, como a do bairro Canaã e a do bairro Ideal, em Ipatinga, a aquisição de 12 novos respiradores e monitores multiparâmetros para atendimento no Hospital Márcio Cunha (HMC) que vão dar suporte aos pacientes infectados pelo Corona e que exigem cuidados especiais. Foi criada ainda, uma nova Unidade de Terapia Intensiva na unidade I do HMC para atendimento específico dos casos de COVID-19.
Foi disponibilizado, também, um andar inteiro de internação no HMC I para atender aos pacientes detectados com o Corona e que não necessitem de cuidados intensivos. Outra medida importante adotada foi a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específicos para casos de COVID-19 para dar ainda mais segurança aos profissionais e pacientes. “Não temos poupado esforços para garantir a excelência na prestação de serviços e a segurança de todos. Nossas equipes estão empenhadas e treinadas para atenderem de forma eficaz os pacientes que precisarem utilizar as nossas unidades. É importante que todos estejam seguros nesse momento delicado que estamos vivendo”, reforça o diretor-presidente da FSFX, Dr. Salomao Maciel Dias Ferreira.
O Hospital Márcio Cunha foi a primeira unidade do Vale do Aço a suspender a visitação e a cancelar os atendimentos ambulatoriais, como exames e consultas para reduzir o fluxo de pessoas no local e direcionar esforços para o atendimento dos casos de urgência e emergência. A Campanha de Vacinação da Gripe foi reforçada e adequada para que colaboradores e beneficiários possam ser vacinados de forma segura e eficaz.
Ainda no Vale do Aço, a Fundação Educacional São Francisco Xavier suspendeu as aulas por tempo indeterminado para garantir que alunos e professores seguissem em isolamento domiciliar e o Centro de Odontologia Integrada (COI) manteve apenas os atendimentos dos casos de urgência. A FSFX segue avaliando alternativas que possam contribuir com a prevenção do COVID-19 com foco na saúde das pessoas e na continuidade das atividades da Instituição.
A Usisaúde também adotou estratégias diferenciadas para tratamento de beneficiários:
– Canais alternativos para esclarecimento de dúvidas dos beneficiários da Usisaúde sobre o COVID-19;
– Tele monitoramento para pacientes da Usisaúde sintomáticos,
– Visitas domiciliares para pacientes da Usisaúde, que são idosos ou quando indicado pelo médico;
– Fluxo especial para atendimento de urgência ou emergência em rede própria ou rede credenciada.
Outras ações implantadas pela FSFX no Hospital Márcio Cunha e demais unidades hospitalares (Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira – MG e Hospital de Cubatão, em Cubatão – SP):
- Cancelamento de férias das equipes assistenciais e apoio operacional para reforço no atendimento emergencial e de urgência;
- Implantação de regime de “home office” para parte das áreas administrativas;
- Suspensão de viagens internacionais, interestaduais e intermunicipais;
- Todos os colaboradores das áreas de apoio, da parte assistencial e de transporte passaram por treinamentos específicos;
- Implantação de protocolo específico de higienização das áreas comuns e de grande fluxo;
- Cancelamento de eventos, reuniões, treinamento e visitas de fornecedores externos;
- Mudança no horário das refeições para evitar aglomerações nos refeitórios e de modo a garantir o distanciamento adequado;
- Orientação para serviços de transporte terceirizados.
A Fundação São Francisco Xavier reforça a importância das pessoas ficarem em casa, na medida do possível. Esse é um momento de mantermos a calma e seguir as recomendações de segurança e higiene. As medidas adotadas visam minimizar a disseminação do Coronavírus.