Cidades

FSFX inaugura berçário e Projeto Pedagógico inéditos na região

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), por meio do Colégio São Francisco Xavier (CSFX), se prepara para oferecer à população do Vale do Aço mais um importante serviço na área da educação. No dia 17 de abril, foi inaugurado o Baby Care: o berçário do CSFX, localizado na rua Estados Unidos, bairro Cariru, em Ipatinga, com 1.834m2.
Com capacidade total para 250 crianças, 90 delas de quatro meses a 2 anos de idade, o espaço foi pensado, preparado e totalmente adaptado para crianças dessa faixa etária, com ambientes exclusivos como sala de estimulação, sala de amamentação, trocadores, “bebêteca” e lavanderia própria. Além de salas projetadas para os bebês terem contato com diversos estímulos como sons, cores, imagens e texturas, conta ainda com um espaço recreativo, o ‘Water Play’, para os pequenos se refrescarem e brincarem.
“Com o Baby Care, a Fundação passa a ser a primeira instituição do Vale do Aço e um dos poucos do estado de Minas Gerais a oferecer esse nível de infraestrutura, equipe multidisciplinar e segurança à primeira fase da educação infantil. Privilegiamos o cuidado e o desenvolvimento da criança com uma educação individualizada, personalizada e mais humanizada”, afirma o diretor executivo da Fundação, Luís Márcio Araújo Ramos.

PEDAGOGIA

É um espaço que favorece a construção do conhecimento por meio da exploração, de forma segura, das possibilidades da tecnologia e integração de acordo sua faixa etária. Para isso, oferecerá projetos de musicalização, Coleta Seletiva – com destinação adequada dos resíduos, Programa Bilíngue e a disciplina Educação em Segurança e Saúde que ensina a cultura de prevenção de acidentes e proteção à vida, além dos projetos de socialização e desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo.
“Presentear a comunidade com um empreendimento que atenda à primeira infância, somando a expertise do Colégio São Francisco Xavier – que entende de educação – e da Fundação São Francisco Xavier – que entende de saúde – é ter a certeza de que estamos cuidando da base de toda uma trajetória escolar e social dos nossos futuros cidadãos”, reforça a superintendente do CSFX, Solange Liege dos Santos.

EQUIPE

Um dos diferenciais é a formação das equipes que irão atuar nesta unidade. O Berçário contará profissionais da saúde para visitas periódicas com orientações às crianças, educadores e famílias. São médicos e dentistas, que irão ofertar instruções sobre higienização seguindo normas do controle de infecção. O refeitório, supervisionado pela Nutrição da Fundação, contará com um lactário e cardápios elaborados por uma nutricionista contratada para este fim.
A equipe do berçário é multidisciplinar composta por monitores, técnicos de enfermagem, lactarista, médico pediatra, dentista, nutricionista, professores – inclusive de inglês, instrutor de música, cuidadores – um pra cada três/quatro crianças, além de auxiliares administrativos. “Buscamos uma equipe completa, para auxiliar o desenvolvimento da Proposta Pedagógica e para ser referência na formação de princípios e valores”, reforça Solange.

LANÇAMENTO

A Fundação São Francisco Xavier realizou na terça-feira (17), às 19h, no Centro Cultural Usiminas, um coquetel de lançamento com a palestra “Berçário Baby Care: base segura para o desenvolvimento do bebê no novo mundo”. Ministrada por Dr. José Raimundo da Silva Lippi, psiquiatra do bebê; psicanalista de Grupo e Família; Presidente da Academia Mineira de Medicina, Coordenador da Comissão de atenção à Saúde da Criança e da mulher e humanista; o evento marca o lançamento do projeto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com