Cidades

FSFX expande a lavanderia hospitalar

IPATINGA – Transformar, com segurança e em tempo hábil, roupas, lençóis, toalhas, cobertores sujos e contaminados em peças de enxoval limpas, passadas e confortáveis para os clientes. Esse é o objetivo básico de uma lavanderia hospitalar. Na Fundação São Francisco Xavier (FSFX), em Ipatinga, a Unidade de Processamento de Roupas, além de garantir tudo isso e muito mais para as unidades do Hospital Márcio Cunha, tem se tornado uma área cada vez mais de destaque na instituição, principalmente com os importantes investimentos recebidos recentemente.

EXPANSÃO
Em 2016, o setor já atua com uma estrutura totalmente reformada e maior. A ampliação da Unidade de Processamento de Roupas da FSFX, que passou de 629 m² para 1.000 m², permitiu aumento nas áreas de separação, lavagem e armazenagem de roupas, reforma do vestiário para os funcionários e construção de novas salas e novos ambientes, possibilitando uma melhoria significativa na logística de saída de roupa limpa.

Além disso, por meio de recursos do Governo do Estado, a Fundação investiu R$ 342 mil na aquisição de duas secadoras e uma lavadora, em fase de instalação. Somadas às outras cinco secadoras e quatro lavadoras já existentes, os novos e modernos equipamentos farão a capacidade total de processamento de roupas saltar de 5 para 7 toneladas por dia. No total, foram aplicados na unidade quase R$ 2,5 milhões em melhorias.

EFICIÊNCIA

Os ganhos de eficiência e produtividade da lavanderia expandem também a visão estratégica dos negócios da instituição. “Para um futuro breve, nossa expertise em processamento de roupas com eficiência permitirá ainda ofertar esse serviço para outros hospitais da região, ampliando nosso portfólio de prestação de serviços”, resume Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.

Na prática, isso já acontece com o Hospital Municipal, a Policlínica e a UPA de Ipatinga, para os quais a instituição lava cerca de 14 toneladas de roupas por mês, e para o Centro Cirúrgico do Hospital São Camilo, de Coronel Fabriciano. Reforçando os valores de responsabilidade social, a Fundação São Francisco Xavier lava ainda, de forma voluntária, roupas para o grupo Se Toque, que trabalha com pacientes da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha. No geral, atualmente, a FSFX processa 140 toneladas de roupas por mês.

 


A colaboradora Marilene das Graças Barros, líder de Processamento de Roupas, comemorou os benefícios da ampliação do setor

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com