Cidades

FSFX conquista novos recursos para tratamentos contra o câncer

(Foto: Divulgação)

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) finalizou nesta semana o processo de aquisição do segundo acelerador linear para a Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.

Com 100% dos recursos conquistados junto ao Ministério da Saúde (R$ 2 milhões), o equipamento utilizado nos tratamentos de radioterapia em pacientes com câncer será fundamental para dobrar a capacidade de atendimentos a pacientes da Usisaúde, de convênios e do Sistema Único de Saúde (SUS), eliminando filas de espera e permitindo maior precisão e qualidade nos procedimentos.

Previsto para ser entregue em dezembro deste ano, a nova aquisição foi realizada com o mesmo fabricante dos Estados Unidos e no mesmo modelo do acelerador linear que desembarcou recentemente na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, no dia 02 de agosto.

“Além dessa nova conquista junto ao poder público, a Fundação tem consigo nessas iniciativas parceiros importantes, como a Usiminas, por meio do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), que permite às empresas deduzirem dos impostos a pagar as transferências para projetos na área de oncologia”, explica Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.

ONCOLOGIA PEDIÁTRICA
Em 2015, a Fundação São Francisco Xavier iniciará um novo ciclo de investimentos na área oncológica, após apresentar três projetos por meio do Pronon. Destaque para a criação da Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital Márcio Cunha, que oferecerá tratamentos de quimioterapia, radioterapia e cirurgia oncológica pediátrica para crianças com câncer. O serviço, inédito na região Leste de Minas Gerais, facilitará o acesso à assistência segura e de qualidade para pacientes de 0 a 18 anos, que atualmente precisam buscar auxílio em outras cidades como Belo Horizonte e São Paulo.

INVESTIMENTO
Orçados em mais de R$ 12 milhões – a implantação da Unidade de Oncologia Pediátrica, a criação da Unidade de Cuidados Paliativos e a aquisição do equipamento que realiza o exame PET Scan (sigla inglesa para Tomografia por Emissão de Posítrons) – os novos projetos já foram cadastrados no Pronon e estão em vias de aprovação no Ministério da Saúde. “Tão logo estes trabalhos sejam concluídos, a Fundação São Francisco Xavier fará uma grande mobilização entre as empresas do Vale do Aço para captar o montante de recursos necessários para empreender tais projetos”, resume Luís Márcio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com