Cidades

FSFX chama atenção para cuidados com Saúde masculina no Novembro Azul

IPATINGA – Estar em dia com a saúde é um dos fatores mais importantes ligados à longevidade e qualidade de vida. Mas, na prática, muitas pessoas não levam esta máxima a sério, negligenciando bons hábitos de prevenção em seu dia a dia, sendo os homens os que mais engrossam esta realidade. Assim, Fundação São Francisco Xavier e o Hospital Márcio Cunha deram início às suas ações de adesão ao Novembro Azul, campanha criada para alertar sobre as prevenções do câncer de próstata.
Segundo tipo mais comum no mundo, atrás apenas do câncer de pele, a doença evolui lentamente e os sintomas são percebidos somente quando já se está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, as projeções para 2017 é que mais de 60 mil novos casos serão descobertos.

PREVENÇÃO
A maneira mais eficaz para a descoberta do câncer de próstata no estágio inicial é por meio da prevenção, ou seja, anualmente ao consultar com o urologista, serão realizados os exames necessários para cada caso, incluindo o toque retal e a dosagem no sangue do marcador PSA. Este rastreamento é recomendado para os homens acima dos 50 anos. Esta idade reduz para 45 anos quando o indivíduo possui familiares de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata (pai ou irmão) e para indivíduos da cor negra. Quando o diagnóstico é realizado precocemente, o câncer de próstata pode ser eliminado e o paciente considerado curado em mais de 90% dos casos. Por questões culturais e de preconceito, em média, homens fazem consultas preventivas 30% a menos que as mulheres e 60% deles já chegam ao serviço de atendimento médico com doenças em estágio avançado.

TABU

O médico oncologista Luciano do Souza Viana alerta para a importância de se desconstruir esta realidade. “O cuidado com a saúde é um tabu para os homens, logo é importante realizar os exames necessários conforme cada caso, incluindo o toque retal. Um diagnóstico precoce permite maior chance de cura com menor risco de efeitos colaterais e menos sequelas relacionadas ao tratamento. É importante reforçar que o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde, onde será avaliado por um médico clínico, que vai fazer o pedido do exame de sangue e o toque retal. Caso seja necessário, o profissional vai encaminhar esse paciente para um especialista, o urologista, para dar prosseguimento à investigação da doença”, descreve o médico.

SINTOMAS E TRATAMENTO
Quando em estágio avançado, o câncer de próstata por apresentar os seguintes sintomas:
– Aumento da frequência da vontade de urinar (de dia e também à noite);
– Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
– Fluxo urinário fraco ou interrompido;
– Sangue na urina ou no líquido seminal;
– Disfunção erétil;
– Dor nos ossos do quadril, nas costelas, na coluna, nos ombros ou em outros ossos;
– Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
A maioria desses problemas é provavelmente provocada por outras condições clínicas, além do câncer. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
O tratamento se dá, usualmente, por cirurgia (prostatectomia radical) ou radioterapia com ou sem hormonioterapia. “Isso depende do estágio de cada paciente, mas a estratégia da unidade oncológica do Hospital Márcio Cunha é proporcionar um atendimento multidisciplinar, moderno e humanizado”, explica o radio-oncologista do Hospital Márcio Cunha, Bernardo Gouvea de Souza Lima.

TÉCNICAS
As duas principais técnicas aplicadas no hospital são a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) e a Radioterapia Conformacional 3D (3D-RT). Ambos utilizam de alta tecnologia para aplicar doses de radiação altamente localizadas. “Essas técnicas proporcionam um maior controle local e poupam estruturas próximas, minimizando os efeitos colaterais do tratamento”, finaliza Bernardo Gouvea.

Como surgiu o Novembro azul

Originalmente, a campanha surgiu na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. E também em comemoração ao 17/11, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Trazido para o Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, o Novembro Azul ainda está crescendo e, assim como no Outubro Rosa, há a bela iluminação de pontos turísticos. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com