IPATINGA – A Frente Antifascista e pela Democracia do Vale do Aço realiza a partir deste sábado (4) a Semana da Democracia, com diversas atividades em Coronel Fabriciano e Ipatinga. A iniciativa tem o apoio do gabinete da vereadora Cida Lima (PT) e do coletivo de estudos e debates Aurora Operária.
PROGRAMAÇÃO
No sábado (4), às 17:00h, no Hotel Metropolitano (Av. Julita Pires Bretas, 644, em Coronel Fabriciano), acontece a palestra por videoconferência com o doutor em Ciências Sociais e Livre Docente pela PUC-SP, Reginaldo Nasser, com o tema “O Ultimato imperialista e o Futuro da Palestina”.
Na terça (7), na Praça da Bíblia, em frente ao Camelódromo, centro de Ipatinga, às 15:30h, será realizado o ato em memória das vítimas do Massacre de Ipatinga.
Na quarta (8), às 15:00h acontece a Audiência Pública “Em Memória daquele Outubro”, na Câmara Municipal de Ipatinga.
E, finalmente, na quinta-feira (9), às 18:30h, será realizada a Festa da Democracia, com “Papo Reto: Juventude e Democracia”, no Teatro de Arena do Parque Ipanema.

MASSACRE DE IPATINGA
As atividades da Semana da Democracia fazem parte do movimento em memória do Massacre de Ipatinga.
Há 62 anos, no dia 7 de outubro de 1963, soldados da Cavalaria da Polícia Militar de Minas Gerais dispersaram a tiros de metralhadora uma concentração de trabalhadores da Usiminas e de empreiteiras que reivindicavam melhores condições de trabalho, em Ipatinga. O número de mortos, até hoje, é desconhecido. Foram oito os mortos oficiais. Algumas dezenas de feridos e dois desaparecidos. Julgados no início da ditadura militar empresarial-militar, os responsáveis ainda esperam punição. A matança ficou conhecida como Massacre de Ipatinga. Em 2023, na rememoração de seus 60 anos, o dia do massacre, o 7 de outubro foi definido, por Lei Municipal, como o Dia da Luta Operária, e incluído no calendário oficial da cidade.
