FABRICIANO – O fotógrafo Everton Bragança, morador do bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, acordou mais cedo para fotografar da varanda de sua casa a passagem do Cometa do Século C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), e se deparou com um resultado impressionante.
Passagens de cometas são os eventos mais espetaculares e misteriosos do universo, e vem, há milhares de anos, despertando o interesse e o misticismo da humanidade. Segundo a tradição, os as passagens de cometas estão ligadas a eventos importantes na terra, sendo sorte ou mal presságio, catástrofes ou até mesmo mexendo com o imaginário das pessoas, ao ser associado a seres extraterrestres eventos apocalípticos.
O cometa fotografado só se aproxima do planeta terra a cada 80 mil anos, e, desta vez, o cometa poderá inclusive vivendo seus últimos dias de vida, pois pela proximidade com o sol poderá ser derretido e exterminado pela estrela.
“É um enorme privilégio, pois sempre quis ver um cometa ao vivo. Jamais imaginei que fosse ter a oportunidade de vê-lo e fotografá-lo da varanda de minha própria casa, e no Amaro Lanari. É um evento inesquecível”, relata Everton.
VISIBILIDADE
A fotografia foi tirada às 4:10h da manhã do dia 1º de outubro, em um curto período de tempo em que o cometa estava visível no céu, sem nuvens, e o resultado foi uma foto espetacular, um cometa com uma enorme cauda, com o Parque Estadual do Rio Doce compondo o cenário. A fotografia é única, e possivelmente uma das únicas de Minas Gerais sobre o Cometa do Século, pois a região está tomada por fumaça de queimadas e nuvens, e o cometa ficou “visível” apenas 15 minutos. Um espetáculo único, para ficar na memória.
O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) é considerado o Cometa do Século, e ainda está visível a olho nu, viajando a cerca de 70 km por segundo, 150.000 milhas por hora (aprox. 241.401 km/h). O cometa atingiu o “periélio” — seu ponto mais próximo do Sol em sua órbita — na última sexta-feira, 27 de setembro. A partir daí, o cometa está mais brilhante e, portanto, mais visível para os terráqueos. Para localizá-lo basta olhar para o leste, entre 4 e 4:20min, bem próximo ao Horizonte. Aplicativos de localização de estrelas também podem ser utilizados para que a direção exata do cometa seja apontada mais rapidamente. A partir do dia 12 de outubro, é esperado que ele aparece ao final da tarde.