Cidades

Fomenta Minas mostra os potenciais do mercado

Secom PMI

IPATINGA – “Este é um momento de trabalharmos juntos para superarmos os desafios impostos pela crise financeira que assola as prefeituras do país. O Fomenta Minas é um grande exemplo de que esse caminho é possível. Este evento também vem valorizar o potencial de Ipatinga e Vale do Aço, para consolidar e ofertar condições favoráveis ao desenvolvimento econômico e social do país”. A afirmação é da prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, na abertura do evento promovido pelo Sebrae Minas Gerais, para incentivar o incremento das parcerias de micro e pequenas empresas nas compras com o poder público.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso, representou o governador Fernando Pimentel na solenidade. Também participaram o diretor Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, a Diretora da Escola de Contas do TCE-MG, Natália Araújo, a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, o prefeito de Santana do Paraíso, Zizinho Duarte, além de prefeitos, vereadores, lideranças de classe e empresários da região.

CONTINUIDADE
Realizado a cada dois anos, a iniciativa do Sebrae Minas tem o objetivo de promover a participação das micro e pequenas empresas (MPEs) no volume de compras dos órgãos públicos. Após a abertura na Fiemg, o evento em Ipatinga, que conta com o apoio da Prefeitura, teve prosseguimento nesta quinta-feira (3) no Ipaminas Esporte Clube, no bairro Cidade Nobre, onde foram realizadas atividades de capacitação, negócios e relacionamento, por meio de palestras, oficinas, painéis, seminários e roda de negócios. A programação apresentou oportunidades de novos negócios para 56 mil empresas dos 114 municípios que integram a Regional Rio Doce do Sebrae-MG.

“O governo estadual e as prefeituras são grandes compradores de serviços e produtos da iniciativa privada, mas precisamos ampliar as compras junto às empresas sediadas em Minas Gerais. Boa parte das contratações que realizamos hoje, em nível estadual, provém de empresas instaladas em outros estados, como São Paulo e Santa Catarina”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso.

PREGÕES
Os prefeitos da Região Metropolitana do Vale do Aço assinaram adesão à cartilha que prevê a padronização dos procedimentos para concessão de alvarás provisórios destinados à abertura de novas empresas. A iniciativa tem a parceria do Sebrae-MG e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço. A programação do Fomenta Minas também reservou atrações inéditas, como um painel dedicado aos microempreendedores individuais (MEIs) e pregões presenciais de prefeituras da região.

“Case” de Fabriciano é destaque

FABRICIANO – A boa gestão da Prefeitura de Coronel Fabriciano ganhou destaque também no Fomenta Minas. O município, após implementar a Lei Geral das pequenas e microempresas, inclusive lançando licitações exclusivas para elas, conseguiu ultrapassar o índice nacional de compras locais e se destacar nacionalmente.

A prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes, a convite do SEBRAE, vai proferir palestra nesta quinta-feira (3) às 9:00h sobre o tema “Experiências e Resultados de Boas Práticas em Políticas Públicas”. “Todas as ações que temos promovido no município são para garantir a melhoria de vida do cidadão fabricianense. Economicamente, conseguimos melhorar a situação para os nossos pequenos e microempresários ao regulamentarmos a Lei Geral na esfera municipal em junho de 2014. Temos dados muito positivos a apresentar no Fomenta Minas”, afirma a prefeita.

O consultor do SEBRAE, Marcelo Coutinho, explica que a gestão da prefeita Rosângela Mendes tem favorecido os pequenos negócios. “Hoje temos uma fixação de renda dentro de Fabriciano na ordem de 50%. Isso quer dizer que a cada R$ 1 real que a Prefeitura compra, 50 centavos ficam na cidade. É mais que o dobro da média de Minas Gerais. Isso foi algo tão positivo que acabou fazendo com que os empresários de Fabriciano acreditassem nas compras públicas e investissem nelas”, conta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com