Cultura

Flux Cia. e Núcleo Dança-Dor exibem Garatuja e Dialeto Coisal

IPATINGA – A Flux Cia. de Dança e o Núcleo de Dança-Dor, ambos os grupos culturais da cidade de Ipatinga, apresentam dois espetáculos de dança para crianças, “Garatuja” da Flux Cia. de Dança e “Dialeto Coisal” do Núcleo de Dança-Dor estarão em cartaz no dia 23 de Julho, às 15:00h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, no Shopping do Vale.

PESQUISA

A expressão “Garatuja” surge da experimentação de traços, aparentemente sem nexo, onde as crianças pequenas desenham na tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta. Neste contexto, o espetáculo vai se construindo através das imagens e brincadeiras intermediadas pelo jovem público presente.

Desde a década de 70, a pesquisadora americana Rhoda Kellog estuda os primeiros traços das crianças. Em suas pesquisas, ela observou e analisou quase 300 mil desenhos de crianças de todo o mundo e identificou padrões de estrutura, como rabiscos básicos e áreas de aplicação dos traços no papel.

Kellog mapeou 20 tipos de rabiscos de crianças de até dois anos de idade, produzidos de maneira bastante primitiva em variadas combinações. Um tempo adiante, essas linhas convergem para seis diagramas básicos: círculo ou oval, quadrado ou retângulo, triângulo, cruz ou X e formas irregulares. A eles, depois são agregados elementos como sóis, linhas radiais, perímetros e figuras humanas. Estas figuras foram denominadas de Garatujas.

POEMAS

O “Dialeto Coisal” foi inspirado pelos poemas de Manoel de Barros, autor aclamado nacionalmente por sua escrita genuína ligada à natureza e à vivência no campo que germina em um lirismo livre de preocupações ortográficas. Como ele mesmo escreveu “uma linguagem madruguenta, adâmica…” perpassa sua poesia de modo que há um reencontro, um religar com a identidade humana mais profunda e por vezes encoberta pela superficialidade da convivência social.

A história de três jovens que vão redescobrindo como se relacionar com o mundo e consigo mesmos por meio da experimentação da língua é o resultado da leitura dos poemas feita pelos membros do Núcleo e pelos intérpretes. Uma forma de provocar a “consciência do desenvolvimento humano que diminui a capacidade de perceber e experimentar o mundo ao longo da vida. “É uma tentativa de recolocar a experiência e a presença como fontes de autoconhecimento”, descreve o criador e diretor Gessé Rosa.

O espetáculo infantil para “crianças de todas as idades” é leve ao abordar o cotidiano e a decisão de dar sentido à vida a partir da “inventação” de palavras e sentidos.

SERVIÇO

O espetáculo possui classificação livre e os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Centro Cultural Usiminas a preços populares de R$16,00 (inteira) e R$8,00 (meia entrada).
Informações adicionais através do telefone de contato: (31) 8892.0784, ou ainda no Flux Espaço Cultural (Av. José Assis de Vasconcelos, 325, Bethânia, Ipatinga, Minas Gerais).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com