Cultura

FIXA exibe documentário

IPATINGA – O grupo Coletivo FIXA, formado por um grupo de amigos e artistas que se reuniram para realizar a primeira edição do projeto Circuito de Imagens, participará, no próximo sábado (16), do Salão do Livro Vale do Aço, com sessão comentada e exibição do documentário Paixão.

De acordo com Nilmar Lage, diretor do documentário que será exibido, o grupo tinha um interesse em comum: resguardar a memória que sobrevive em patrimônios culturais materiais e imateriais de cidades e lugarejos do estado de Minas Gerais. “Desta convivência, como se era de esperar, surgiram planos e o desejo de seguir adiante com o Circuito de Imagens e também de realizar novos projetos. Com isto era necessário trazer à tona algo que selasse e desse força ao grupo que se formava. Para isso, nada melhor do que dar nome para que algo se torne real. Nasceu, então, Coletivo FIXA: Imagem e Memória”, explicou Nilmar.


O documentário
PAIXÃO – 2014 (documentário 73 minutos) – O projeto “Paixão” foi uma proposta de ensaio fotográfico e vídeo documentário, baseado na Paixão de Cristo. Inspirado em uma experiência particular do artista Nilmar Lage, quando sua mãe acompanhou seu irmão, devido a um câncer, em um processo de sofrimento e dedicação. Amor e esperança. Morte.

A ideia foi filmar mães que acompanharam o sofrimento e morte de seus filhos, assim como Maria acompanhou Jesus, assim como Edilamar acompanhou Mouzarth. Revelar experiências e falar de uma situação pouco discutida, que é a morte.

“O ‘happy end’ (final feliz), pressuposto de sucesso para a indústria cinematográfica, ficará em cada um. Depois da experiência da morte, onde acontece a inversão da ordem natural, não há como continuar sendo a mesma pessoa. Caso contrário, o histórico de vida do ente querido que desencarnou, não valeria a pena. E essa experiência, quando compartilhada, pode sim resultar em muitos finais felizes”, explicou Nilmar.

O projeto foi feito em parceira com a FSFX, através da unidade de Oncologia, para poder mapear algumas mães que se disponibilizassem a participar do trabalho.

A sessão comentada será realizada às 18h30, no cineminha do Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com