sexta-feira, outubro 18, 2024
spot_img
InícioCulturaFilme resgata aventura de família fabricianense para conhecer a praia

Filme resgata aventura de família fabricianense para conhecer a praia

Obra faz parte da terceira edição do Curta Vitória a Minas e é uma das dez histórias que estão sendo transformadas em filme

As dez histórias selecionadas pelo Curta Vitória a Minas III para serem transformadas em filme entraram na etapa de montagem e finalização. Uma delas é a ficção “O Trem, a Farofa, a Kombi e a Família Constantino”, da arquiteta Ana Paula Pires, moradora de Coronel Fabriciano (MG). A autora criou um conto inspirado em fatos reais para resgatar a saga vivida por sua família para desbravar o mar pela primeira vez.

O Curta Vitória a Minas é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul, Ministério da Cultura/Governo Federal. O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.

QUE HISTÓRIA É ESSA?

Era final dos anos 60. O empreiteiro de carvão José Constantino Gonçalves reuniu a esposa, a dona de casa Maria Nogueira Gonçalves, e os oito filhos em torno da tradicional mesa de refeição da casa onde moravam, em Coronel Fabriciano, no interior mineiro, para fazer um anúncio importante. O patriarca ganhara um novo contrato de trabalho, no Espírito Santo, então, levaria a família para conhecer pela primeira vez a praia. Como ninguém sabia como era um passeio até o mar, a notícia despertou a curiosidade, o espanto e a empolgação.

PREPARATIVOS

Dali por diante, o alvoroço tomou conta da turma que passou a respirar os preparativos para a grande viagem que Dona Maria e os filhos fariam de trem no mesmo dia em que Seu Zé Constantino sairia de Kombi com a maior parte da bagagem, os utensílios e os mantimentos necessários para a longa estadia na praia. O curta contará como a família cuidou de cada detalhe desta jornada até o mar: a costura dos biquinis e sungas, o preparo do frango frito com farofa, das almôndegas na lata e dos doces caseiros, a manutenção da kombi, tudo isso misturado às expectativas e travessuras da garotada da casa.

IDENTIFICAÇÃO

“O Trem, a Farofa, a Kombi e a Família Constantino” é uma história da família Constantino, mas a diretora espera que muitas famílias mineiras se identifiquem com este relato leve e divertido. “Foi muito emocionante ver aquele primeiro texto enviado para o concurso se moldando dentro desta história inspirada em fatos reais. O filme também vai trazer alguns elementos inventados para que ganhe mais emoção, misturando um pouco de sensibilidade e comédia. Eu quis ressaltar esta mineiridade que a gente tão naturalmente conduz as situações, as falas, sem que fosse o estereótipo do mineiro. O filme tem esse cuidado de mostrar o carinho que o mineiro tem com o outro, o gesto de compartilhar, isso é muito próprio, não só da minha família, como de muitos mineiros”, destaca Ana Paula Pires.

FILMAGENS

As filmagens do curta-metragem na cidade foram feitas em julho deste ano. Ana Paula iniciou nesta semana a etapa de edição da obra com a orientação da cineasta e montadora Márcia Medeiros. O cronograma de montagem das dez obras continuará até final de outubro.

TERCEIRA EDIÇÃO

A terceira edição do Curta Vitória a Minas reúne histórias vindas de Ibiraçu e Colatina, no Espírito Santo, e de Conselheiro Pena, Governador Valadares, Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais. Esta é a segunda vez que Coronel Fabriciano tem uma história selecionada pelo projeto. Na segunda edição, a contadora Patrícia Araújo, moradora do município, transformou em filme a história “Um Olhar para a Maternidade”.

Depois da edição e finalização, os filmes serão lançados em telonas de cinema montadas em ruas e praças durante sessões gratuitas nas cidades envolvidas. Esta é a terceira edição do projeto que produziu 15 filmes na primeira edição, lançada em 2014, e 10 obras, na segunda edição, lançada em 2022.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments