Policia

Filipin Branco e seu bando são ouvidos pela justiça de Ipatinga

Terceiro andar do Fórum de Ipatinga ficou movimentado durante todo o dia de ontem      (Crédito: André Almeida)

IPATINGA – Foram ouvidos nesta quarta-feira (23) no Fórum da Comarca de Ipatinga oito integrantes de uma quadrilha especializada em arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos na região Leste de Minas Gerais. Entre os acusados, está Fillipe Moreira Quirino, o Filipin Branco, 21 anos, apontado como o chefe do bando.
Marcada para a tarde de ontem, a sessão foi realizada na 1ª Vara Criminal e contou com forte esquema de segurança, que mobilizou 28 agentes, sendo que 22 eram policiais militares.

Foram destacados nove policiais para protegerem a parte interna do Fórum, quatro homens do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), seis das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), além de três militares que trabalhavam escoltando a área no entorno da sede do Poder Judiciário de Ipatinga.

ACUSAÇÕES
Os presos são acusados de terem praticado, entre meados de 2012 e início de 2013, diversos assaltos e explosões de caixas eletrônicos no Vale do Aço e também em cidades vizinhas. Em março deste ano, uma mega operação da PM prendeu sete integrantes da gangue em Santana do Paraíso, que foram levados ao Ceresp de Ipatinga. Contudo, Fillipe, que estava com o grupo, conseguiu fugir. O rapaz é conhecido justamente pela habilidade em escapar de perseguições policiais. Chegou a ser caçado até mesmo pelo helicóptero da PM, que não obteve êxito na busca.

Filipin foi preso no dia 8 de maio na cidade de Naque após ser perseguido por homens das polícias Militar e até da Federal de Governador Valadares. Na ocasião, foi ferido e teve uma fratura em uma das pernas, sendo medicado no Hospital Márcio Cunha e preso dias depois. Ainda no mês de maio, o jovem infrator foi transferido para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem.

ESCOLTA

Para trazê-lo da Região Metropolitana de Belo Horizonte até o Vale do Aço, foi preciso o apoio do Comando de Operações Penitenciárias do Estado (Cope), que destacou seis agentes e duas viaturas para realizarem o percurso.
O contato de Fillipe com os comparsas também foi restringido. Após seu depoimento, ao invés de ser levado para a sala de espera comum de presos, o acusado foi mantido sozinho, separado dos colegas, medida que, segundo a PM, foi tomada para evitar que o chefe da quadrilha tentasse influenciar os parceiros.

VÁRIOS PRESOS

De acordo com o sargento do Gate, Doryan Roger, o envolvimento de um alto número de agentes de segurança se deu não apenas pela periculosidade de Filipin, mas também pelo alto número de réus. Ele destacou que o jovem era o grande responsável pelos arrombamentos a caixas eletrônicos na região e que, após sua prisão, as ocorrências desta natureza foram significativamente reduzidas.

O grupo responde na Justiça pelos crimes de formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e também restrito, uso de drogas, receptação e corrupção de menores. As penas para o bando podem ultrapassar, separadamente, os 20 anos de cadeia. No entanto, ainda recai sobre Filipin a acusação de mais dois homicídios, que estão sendo investigados e deverão gerar novos processos judiciais contra o rapaz.

 

Antes de audiência, policiais e Filipin ficam presos em elevador
IPATINGA
– Pouco antes do início da audiência, uma situação inusitada envolveu agentes de segurança e o acusado Fillipe. O elevador que iriam utilizar para subir até o terceiro andar do Fórum, onde aconteceu a audiência, não suportou o peso e travou.

A causa do incidente seria o número de pessoas dentro da estrutura, que estaria acima do permitido. O elevador chegou a fechar as portas, mas não subiu, ficando os presentes fechados por aproximadamente 15 minutos. Militares do Gate, que já se encontravam no local, foram acionados e abriram a porta utilizando um equipamento especial. O elevador, contudo, foi danificado e não pôde mais ser usado.


Funcionários do Fórum colocaram plantas para barrar a entrada no elevador,
danificado após intervenção policial

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com