Esportes

Festival Paradesportivo estimula esporte inclusivo

Os irmãos João Victor e João Marcos disputam a modalidade de bocha, na Apae Ipatinga    (Fotos: José Barbosa – ACS/PMI)

 

TIMÓTEO – A equipe de atletismo do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA) participou do Festival Paradesportivo Regional, que aconteceu em Ipatinga e Timóteo nos dias 10,11 e 12 de maio. O CREIA foi representado por 18 alunos, na faixa etária de 12 a 19 anos, que disputaram a modalidade atletismo, dentro das provas de arremesso de peso, 1500 m, 400 m rasos, 100 m rasos e salto em distância.
O evento teve por objetivo informar e capacitar os profissionais para as modalidades paraolímpicas, bem como oportunizar aos alunos/paratletas a vivência da prática desportiva. Os selecionados vão para a disputa da etapa estadual, a ser realizada entre os dias 26 de julho a 5 de agosto em Patos de Minas. Em Timóteo, dos 18 alunos que participaram do Festival Paralímpico, 5 alunos foram selecionados para a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).
O Festival é um evento do Governo de Minas, que objetiva informar e capacitar os profissionais para as modalidades paralímpicas a serem desenvolvidas, bem como oportunizar os alunos/atletas a vivência da prática desportiva.
Criada há quatro anos, a oficina de atletismo do CREIA é coordenada pela professora Lucinete Alves Ferreira, e atende 25 alunos com deficiência auditiva e visual, na faixa etária de 12 a 53 anos.

IPATINGA

Os irmãos gêmeos João Marcos Santos Ferreira e João Victor Santos Ferreira, 14 anos, estudantes da 8ª serie da Escola Municipal Evaldo Fontes, em Ipatinga, participaram dos Festivais Paradesportivos Escolares, etapa Regional. Inscritos nas modalidades: atletismo, bocha e tênis de mesa.
O estudante João Marcos não escondeu que está muito contente por participar dos Festivais. “Com os Festivais Paradesportivos, estou praticando mais esportes, quem sabe ainda chego a participar de uma paralimpíadas” destacou. Já João Victor tem vontade de seguir carreira no esporte. “Tenho um sonho em ser técnico de futebol” acrescenta. A realização foi possível por meio de uma parceria firmada entre o município de Ipatinga com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ).
Os paratletas teriam que estar obrigatoriamente matriculados nas escolas da rede pública, particular e/ou especial de ensino.

SEDE

A cidade de Ipatinga se prepara para ser sede da etapa microrregional dos Jogos Estaduais Escolares (JEMG). A competição será realizada entre os dias 22 a 26 de maio. As competições serão realizadas nos ginásios 7 de Outubro e Usipa. Estão previstos a participação de 250 alunos. As modalidades a serem disputadas nessa etapa serão: basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez, todas nas categorias masculino e feminino.


Paratletas do CREIA durante prova de atletismo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com