Cultura

Festival Nacional da Canção abre inscrições

(Fotos: Divulgação Fenac)

O Festival Nacional da Canção, que completa 45 anos, antecipou as inscrições e anunciou mais uma cidade no mapa da música boa: é São Lourenço, que fica no sul do estado e compõe o Circuito das Águas. Com mais este município, o Fenac contará com sete sedes – cidades onde acontecem as etapas do evento. Outra novidade é a entrada de São Thomé das Letras, que também participa pela primeira vez do evento.

Mas antes de chegarem lá os músicos e compositores precisam de muito capricho, criatividade e pontualidade. Os participantes tem até o dia quatro de junho para se inscreverem nesta edição do evento. As informações já estão no site do Fenac (www.festivalnacionaldacancao.com.br).
Nesse endereço os concorrentes vão entender as regras e conhecer a história do festival.

Em 2014, o festival recebeu cerca de 3000 inscrições. Este ano o Fenac vai selecionar 156 músicas. Com os concorrentes devidamente escolhidos, a caravana do festival pega estrada no final de julho. Os artistas serão divididos em seis fases classificatórias, que vão acontecer em São Lourenço, Extrema, Varginha, São Thomé das Letras, Guapé e Três Pontas. Cada cidade receberá 26 músicas.

Dos novos aos consagrados, o Festival Nacional da Canção é referência para muitos músicos brasileiros. Nesses 45 anos de história nomes importantes da música passaram pelo evento. Marcus Viana é um deles. O instrumentista consagrado participou do festival quando acontecia apenas em Boa Esperança. “Foi muito legal porque em Boa Esperança era o grande festival. Mesmo no início [do evento] já tinha uma moral muito grande. Eu participei duas vezes. Na época era década de 70 e participar do Fenac em Boa Esperança era uma efervescência”, disse.

Os últimos a levantarem o troféu Lamartine Babo foram os músicos de Chapecó (SC). “A vitória é gratificante, mas aquele momento passa. Agora os admiradores do trabalho da gente, a divulgação e o reconhecimento é o que fica”, conta Márcio Pazin, intérprete da música “KD o Ç de Você” juntamente com Diego Morais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com