Cultura

Festival Gastronômico Ipatinga Gourmet começa neste domingo

IPATINGA – Com a banana como ingrediente obrigatório em todas as receitas, começa no próximo domingo (19) o Ipatinga Gourmet – Festival Gastronômico. A abertura acontece a partir das 10h, na Feira de Artes e Artesanato (Feirarte), no estacionamento da Prefeitura. Este ano a programação incluiu oficinas gastronômicas ministradas por oito chefes de cozinha convidados para participar do Festival, além do encerramento, programado para os dias 25 e 26/06 no Parque das Cachoeiras. O Festival Gastronômico é realizado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e conta com apoio da Prefeitura e parceiros.

Na programação da abertura, seis chefes de cozinha vão preparar receitas ao lado dos donos de barracas que, tradicionalmente, participam da Feirarte aos domingos e comercializam comidas típicas e tira-gosto. As receitas foram divulgadas nesta quarta-feira (15/06) pela organização do evento (confira abaixo). O domingo também terá shows artísticos: às 12h, será apresentação da Banda Municipal de Alunos da Educação e às 13h, Eliseu Gomes e banda, com o show Samba X.

OFICINAS

Entre os dias 20 e 23 oficinas de gastronomia vão movimentar a Cozinha Laboratório do Hipermercado Consul, no Shopping do Vale. Todos os pratos a serem produzidos também terão a banana como ingrediente principal. As oficinas vão acontecer sempre a partir das 19h, e as inscrições podem ser feitas no Don Patrício, no Centro Comercial do Cariru, de quarta-feira a domingo, a partir das 18h, e no Brüder Butiquim, localizado na rua D. Pedro II, 185, bairro Cidade Nobre, de terça-feira a domingo, a partir das 18h. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição é de R$ 20 por oficina.

O encerramento do Festival será nos dias 25 e 26 no Parque das Cachoeiras, na estrada de acesso à comunidade do Ipaneminha. No local, os oito profissionais da gastronomia serão responsáveis por criar receitas especiais utilizando a banana. A animação ficará por conta das bandas regionais. A entrada é gratuita, e os pratos preparados pelos chefes serão vendidos a R$ 15. O evento começa a partir das 10h. A programação pode ser acessada no site da Prefeitura www.ipatinga.mg.gov.br.

Com apoio da Prefeitura de Ipatinga, evento espera repetir o sucesso de público da edição de 2015

Sugestões dos Chefes para a Feirarte

Anderson Oliveira – Carne com banana da terra na manteiga e ervas.

Luiza Amélia – Festival de pastel: carne com banana/ queijo, canela e banana.

Mariana Penna – Medalhão de banana. Acompanha farofa na manteiga e vinagrete.

Nádia Andrade- Salpicão de banana.

Saulo Godoy – Ceviche de banana da terra com espetinho de camarão.

Waldecir Nogueira – Chouriço na chapa servido com farofa de banana da terra e salada quilombola.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com