quinta-feira, abril 2, 2026
spot_imgspot_img
InícioCulturaFestival de Verão reúne mais de 6 mil pessoas no Teatro Usiminas

Festival de Verão reúne mais de 6 mil pessoas no Teatro Usiminas

Movimentação da cena cultural, economia e solidariedade são alguns dos resultados da realização da programação artística

IPATINGA – O Festival de Verão Vale do Aço 2026 chegou ao fim com mais de seis mil espectadores e deixando importantes resultados na região. Entre janeiro e março, a iniciativa trouxe 34 atrações de diferentes partes do país, fomentando a produção artística e promovendo o acesso à cultura durante os primeiros meses do ano. A iniciativa, que movimentou cerca de R$200 mil em receita, foi uma realização do Instituto Usiminas em parceria com os produtores.

BASTIDORES

Mais de 300 pessoas estiveram envolvidas atrás das cortinas dos espetáculos, gerando empregos temporários e dando protagonismo para diversos profissionais. Um marco que se estende aos valores alcançados, encontrando no lugar na satisfação das pessoas que dedicam suas vidas à habilidade de contar histórias por meio da música, teatro, comédia entre outras expressões.

“Eu tive a oportunidade de estrear no palco do Teatro Usiminas ‘As Aventuras da Princesa Preta’, um musical infantil que resgata um pouco da cultura afro-brasileira. Quando a gente tem a possibilidade do Festival de Verão, isso significa pra mim um abraço cultural muito grande no Vale do Aço”, explica Wallace Maciel, produtor da peça.

SOLIDARIEDADE

Os amantes da arte também deram um show de solidariedade. Em virtude do Ingresso Solidário, uma medida que democratizou o acesso do público aos espetáculos, cerca de duas toneladas de alimentos foram arrecadadas. A quantidade foi destinada a nove instituições sociais da região.

Elvira de Araújo consome com frequência a programação em cartaz do Instituto Usiminas. Acompanhada de seu marido, ela assistiu ao show do cantor Douglas Netto e viu no evento uma ocasião para celebrar a cultura local. “O Festival de Verão abre portas e cria oportunidades pra gente ver novos talentos, ouvir uma boa música, encontrar os amigos. Sempre que a gente tem a chance, estamos aqui prestigiando e aproveitando esses momentos”, conta.

Segundo Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, a iniciativa cumpriu um importante papel de valorização das artes em um período do ano em que a comunidade busca por boas opções de entretenimento.

“Para nós, a realização da sexta edição do Festival foi motivo de orgulho. Iniciativas como essa reforçam o nosso compromisso com o fomento à cultura e o fortalecimento da cena local. Além disso, nos enche de alegria ver que a participação do público se converteu em quase duas toneladas de alimentos, que tiveram como destino instituições sociais do Vale do Aço”, expõe.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments