PARAÍSO – A partir desta sexta-feira (8), a alegria e a diversão tomam conta das escolas de Santana do Paraíso com o lançamento do Pararriso – Festival Itinerante de Humor e Palhaçaria. A iniciativa cultural inédita vai circular por três escolas públicas, oferecendo apresentações gratuitas de espetáculos circenses para crianças, adolescentes e comunidade escolar, beneficiando cerca de 800 pessoas. O projeto é uma realização do artista Pedro Barroso por meio da Lei Aldir Blanc da Prefeitura de Santana do Paraíso e do Governo Federal.
PARARRISO
A proposta do Pararriso é descentralizar as ações culturais na cidade, promovendo o acesso democrático à arte e às linguagens circenses. “Vamos levar nossas apresentações para escolas da zona urbana e rural, beneficiando crianças, adolescentes e educadores com uma programação divertida e de qualidade. Além disso, vamos valorizar artistas locais, estimular a economia regional e garantir muitas risadas”, destaca Pedro Barroso.
A produção e coordenação do Festival Pararriso ficam a cargo de Pedro Barroso, com fotografias de Welligton Silveira, assessoria de imprensa de Rômulo Amaral e design gráfico de Léo Coenses. O projeto conta ainda com o apoio do Nós de Nariz, Coletivo Aberto e Catavento Cultural.
PROGRAMAÇÃO
Nesta primeira edição, o Festival Pararriso apresenta o espetáculo Mix Circus, da Cia Nós de Nariz. A montagem promete encantar o público com uma vibrante mistura de linguagens circenses, arrancando sorrisos e criando momentos de diversão.
A programação começa nesta sexta-feira (8/8), às 10h15, na Escola Municipal José Dias. No dia 21 de agosto, às 10h30, o espetáculo chega à Escola Municipal Josefino Anício. A temporada encerra no dia 22 de agosto, às 16h, na Escola Municipal Maria Rosa de Oliveira, localizada no povoado do Achado, na zona rural do município.
MIX CIRCUS
Mix Circus é um espetáculo que reúne, em um só palco, o melhor do repertório da Cia Nós de Nariz. Com uma montagem que combina números de diferentes criações, a peça é uma verdadeira colagem cômica que transita entre malabarismo, equilibrismo, música e palhaçaria, sempre com muito carisma e irreverência. Com releituras de clássicos do circo tradicional, o espetáculo celebra a arte circense de forma leve, popular e divertida — um convite ao riso e ao encantamento para todas as idades.