Cultura

Festival da Criança 2013 tem quatro bons espetáculos infantis

IPATINGA – Grupos de Belo Horizonte, Ipatinga, Mariana e Timóteo se revezam no palco e jardim do Centro Cultural Usiminas para mais uma edição do Festival da Criança. Cerca de 3.500 crianças e adolescentes, vindas de escolas e creches da região do Vale do Aço, estarão presentes nas apresentações que acontecem de 02 a 04 de outubro, nos jardins e teatro do Centro Cultural Usiminas.

Desde o ano 2000 o Festival da Criança vem oferecendo uma programação diversificada, composta por espetáculos cênicos/musicais, voltados para o público infantojuvenil. Ao longo deste período recebeu um público estimado em 35.000 crianças adolescentes, vindas de escolas da rede pública e particular, bem como de creches e outras entidades do Vale do Aço. O projeto tem como principal objetivo contribuir com a ampliação do repertório cultural, bem como com a formação de público para o teatro.

ESPETÁCULOS

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – Dia 02/10 (quarta) às 9 e 15 horas
As apresentações começam no dia 02 de outubro, às 9 e 15 horas, com o Grupo Sportplay Produções Artísticas, de Belo Horizonte. Premiado em vários espetáculos, o grupo já esteve presente no Festival da Criança com dois espetáculos: “O Casamento da Ararinha Azul” e “O Patinho Feio”. Nesta edição do Festival da Criança o Sportplay apresenta o musical “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, da obra de Jorge Amado. Trata-se de um musical delicado e simples que comove gerações. Foi escrito por Jorge Amado para seu filho. O espetáculo conta a história de um amor impossível, de um Gato que se apaixonou por uma Andorinha, causando estranheza nos outros animais.

O Menino e a Árvore – 03 e 04/10 ( quinta e sexta) às 09 horas

O jardim do Centro Cultural Usiminas recebe a Cia. Trupe da Alegria, de Timóteo, nos dias 03 e 04, sempre as 09 horas. Em cena “O Menino e a Árvore”, livremente adaptado no conto “A Árvore Generosa” de Shel Silverstein e traduzido por Fernando Sabino. O espetáculo narra a história de amor entre uma árvore e um menino. A árvore é amiga e companheira. Todos os dias o menino brincava ao seu redor, comia seus frutos e quando ficava cansado repousava a sua sombra fresquinha. O musical apresenta uma verdadeira lição de amizade, amor e preservação do meio ambiente, além de resgatar cantigas de roda e brincadeiras simples da infância.

A Cia. Trupe da Alegria foi criada em 2005. Sua proposta é de apresentar trabalhos de intervenção teatral, esquetes e espetáculos educativos e culturais voltados ao público infantil e adulto. No currículo da Cia estão diversas montagens, dentre as quais destaca-se o infantil “O Menino e a Árvore”, que coleciona 18 prêmios em suas participações nos Festivais Nacionais de Teatro de Timóteo, Congonhas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Teófilo Otoni.

O Menino da Cabeça de Papelão – 03/10 (quinta) às 15h

O Casa Laboratório apresenta no dia 03 de outubro “O Menino da Cabeça de Papelão”, baseado na obra de João do Rio. O espetáculo conta a história de Antenor, um menino que vivia no País do Sol. Antenor não era príncipe, nem deputado, nem rico e tampouco jornalista. Uma criança sem importância social. Esse menino, filho de boa família, agia sempre em desacordo com as normas dos seus concidadãos, pois só dizia a verdade. E isso era uma doença incurável em seu país. Mas um dia, Antenor descobre a solução. Um médico que regula cabeças oferece ao menino uma cabeça nova, igual à de todos, mas de papelão. O que Antenor não sabia é que era uma cabeça rara, jamais vista.

Osquindô Circus! – 04/10 (sexta) às 15h

Na sexta-feira, 04 de outubro, quem sobe ao palco é a Banda Osquindô, de Mariana, com o show “Osquindô Circus!”. O repertório encanta a meninada. É composto por músicas e sonoridades que mergulham no imaginário circense e em seus personagens, cores e ambientes. Um delicado show que convida o público para uma viagem ao coração do picadeiro. O espetáculo evoca clássicos do circo brasileiro e mundial através da mistura musical e brincante que caracteriza o trabalho da Banda Osquindô.A entrada para os espetáculos é franca, mediante agendamento escolar, que foi feito no dia 20 de setembro, conforme divulgado na programação. Informações (31) 9966.4166.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com