Cultura

Festival Balido corre o risco de não ter volta

Projeto foi aprovado na lei municipal de incentivo à cultura, mas ainda não recebeu o recurso

IPATINGA – O Festival Balido que tinha tudo para voltar e figurar entre os grandes festivais de música do interior de Minas Gerais, pode não voltar a acontecer. Segundo o produtor Francisco Petrônio em função do “descaso da Prefeitura Municipal de Ipatinga com os projetos aprovados na Lei Municipal de Incentivo a Cultura ele pode não voltar às atividades tão cedo”.

O Balido ensaiava uma volta ainda em 2019 para preparar o campo para uma grande edição de 10 anos em 2020, porém com os atrasos cometidos pela Prefeitura de Ipatinga foi adiado para 8 de fevereiro de 2020 e temendo o que parece se concretizar – o não pagamento dos projetos aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura –, o produtor Francisco Petrônio lançou um financiamento coletivo que pode ser acessado www.kickante.com.br/campanhas/festival-balido-2020

Desde sua primeira edição, em 2010, o Balido vinha numa crescente, se destacando no cenário independente brasileiro. Entretanto, teve sua edição realizada no ano de 2014. Pois, em 2015, passou por uma situação muito similar ao que vem ocorrendo em 2019. Desde então, o Festival não foi mais realizado.

Nos anos em que teve suas edições realizadas, passaram por seus palcos artistas como El Efecto (RJ), Rael (SP), Canastra (banda paralela do baterista do Los Hermanos), Color Noise (Costa Rica), Malequerencia (Argentina) e dentre outros, além de diversos artistas do Vale do Aço.

“O Festival Balido como toda produção cultural gera toda uma cadeia econômica. Um exemplo foi sua ultima edição, com projeto também aprovado na Lei Municipal de Incentivo à cultura, que era para ser realizado em apenas um dia com 5 artistas e apenas em Ipatinga. Porém, aconteceu em Ipatinga e Governador Valadares tendo mais de 10 artistas envolvidos, além da geração de emprego indireta”, destaca Petrônio.

Agora, em 2018 após a publicação do resultado do edital da Lei de Incentivo à Cultura de Ipatinga, foi lançado um perfil nas redes socias que está recebendo proposta de shows de artistas de todo o Brasil e de alguns países da América do Sul. A organização do Balido prevê multiplicar os dez mil reais investidos pela Prefeitura em cerca de vinte cinco mil reais de recursos circulando no município no período de sua realização com comercialização de bebidas, comidas, hotéis e etc.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com