Cultura

Fernando Lara ministra curso de documentação de vida selvagem

Durante as aulas práticas os alunos ficarão acampados e farão caminhadas diurnas e noturnas na selva à procura da fauna       (Crédito: Fernando Lara)

IPATINGA – A possibilidade de fazer registros de animais selvagens em seu habitat natural parece uma realidade distante para muitos profissionais da comunicação. Mas pensando em capacitar pessoas para se aproximarem da fauna de forma segura e sem o uso de técnicas de captura é que o documentarista de Fernando Lara está promovendo o 1º Curso de Documentação e Comportamento em Selva do Vale do Aço. A iniciativa inédita na região irá habilitar jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos e pessoas que tenham interesse ou já trabalham em ambientes hostis promovendo uma interação positiva com a natureza. O projeto é uma realização da Fauna e Flora Documentários.
As aulas serão ministradas durante três finais de semana consecutivos a partir de 17 de novembro. Serão três módulos. O primeiro de aulas teóricas como forma de preparação para os dois finais de semana seguintes, onde os alunos aprenderão na prática todas as técnicas de sobrevivência em selva e de aproximação dos animais. ‘Este projeto será todo voltado para interação positiva e respeitosa com áreas selvagens, trazendo em seu formato noções de primeiros socorros em selva; navegação por GPS, mapas e bússola; ética ambiental; rastreamento e obtenção de imagens da fauna sem a necessidade de captura; logística e acampamentos; preparação de alimentos de forma segura; comportamento em momentos extremos e comportamento padrão de segurança”, declara Fernando Lara.
Durante as aulas práticas os alunos ficarão acampados e farão caminhadas diurnas e noturnas na selva à procura da fauna utilizando pios de vocalização e técnicas de rastreamento de animais. O cenário dessa fase do curso será uma área preservada na Serra dos Cocais e um check-out em uma região de Mata Atlântica do Vale do Aço. “Um grupo fechado também fará um checkout opcional na Amazônia”, acrescenta o documentarista de natureza.
A coordenadora do curso e assessora de comunicação do grupo Fauna e Flora Documentários Edlayne de Paula explica que a capacitação não é apenas voltada para profissionais da comunicação, ‘mas para todas as pessoas, maiores de 18 anos que, queiram ter uma experiência diferente e marcante. Além de terem um currículo diferenciado, todos os alunos que fizerem este curso levarão consigo valores preciosos de respeito à natureza e a si mesmos para toda a vida”, conclui.
Informações no site www.rotasverdesbrasil.com.br ou ainda pelos telefones (31) 8875-5041/ 8508-9201.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com