segunda-feira, novembro 25, 2024
spot_img
InícioFérias do Instituto Usiminas reuniu mais de 200 pessoas em janeiro

Férias do Instituto Usiminas reuniu mais de 200 pessoas em janeiro

Oficinas livres de pintura, espetáculos de teatro, visitas à exposição Integra e Rota 60 fizeram parte da programação

IPATINGA – As férias no Instituto Usiminas encerram com resultado positivo, durante o mês de janeiro. Mais de 200 pessoas participaram da temporada de atrações gratuitas, que contou com os espetáculos de teatro Histórias Contadas e oficinas livres de pintura no Tardes de Criação. A programação foi realizada pelo Instituto Usiminas com o patrocínio da Usiminas, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 212835).

Lançado nessas férias pela Ação Educativa, o Histórias Contadas brindou o público com atrações de artes cênicas de grupos locais e de Belo Horizonte, na Biblioteca Central de Ideias. A plateia pode assistir às peças “O Menino da Cabeça de Papelão”, com o grupo Casa Laboratório (Ipatinga), e “João de Barros”, apresentado pelo artista Charles Valadares (BH).

TARDES DE CRIAÇÃO

O Tardes de Criação convidou as famílias participantes a experimentarem técnicas em Oficinas de Pintura conduzidas pelo artista Pedro Ton, a partir de referências, ativações e materiais do universo da arte, as oficinas propõem experimentos de pintura com aquarela, guache e poesia visual. Fechando a programação de férias, o Rota 60 saiu do bairro Ideal e percorreu a cidade apresentando parte do patrimônio histórico-cultural do município, em uma rica experiência de aprendizado.

“Tivemos a alegria de abrir a programação de 2023 da Ação Educativa do Instituto Usiminas com atrações muito especiais, envolvendo famílias e comunidade com públicos de todas as idades. A temporada sinalizou o quão especial serão as atrações que estamos preparando para celebrar os 20 anos da Ação Educativa, que serão completados neste ano. Perceber que essa adesão do público segue crescendo é muito animador”, declarou o coordenador da Ação Educativa do Instituto Usiminas, João Paulo Andrade.

EXPOSIÇÃO

Encerrando em 28 de janeiro, a “Integra: a cultura de um povo, o desenvolvimento de um país” levou quase 1.500 visitantes à Galeria do Centro Cultural Usiminas, em quatro meses, para desbravar importantes setores da nossa economia, por meio de painéis explicativos, vídeos, maquetes e jogos, os visitantes. O público pode conhecer melhor a Agropecuária, a Construção, a Energia, a Mineração, o Transporte, a Cultura e o Desenvolvimento, pautados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU. A exposição foi realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contou com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments