Cidades

Feiríssima reúne marcas de economia criativa

IPATINGA – Uma nova forma de pensar, produzir e consumir moda, arte e cultura de uma maneira mais justa, sustentável e colaborativa. É com esse propósito que um grupo de pequenos empreendedores, artistas, designer e marcas do Vale do Aço se juntaram para realizar a Feiríssima. A primeira edição acontecerá neste domingo (10/12), das 14h às 19h, na rua Jacarandá, nº 258, no bairro Horto, em Ipatinga (Café Quatro Estações).
A Feiríssima vai reunir 15 marcas e empreendedores nos campos de moda e áreas afins: brechós, cerâmicas e ilustrações feitas manualmente, acessórios, bijuterias com pedras naturais e design único, moda praia com modelagem exclusiva, pufes, banquinhos e marcas próprias de roupas com novas coleções e desconto de Black Friday. A atração musical ficará por conta do DJ Gustavo Jácome. A entrada é franca.

PROPOSTA

Jornalista e criadora da marca Trovoa Trend, Isadora Zeferino explica que o objetivo da Feiríssima é criar um espaço colaborativo e, principalmente agradável, para colocar o público em contato com os produtos e marcas locais. “Há muitas iniciativas interessantes aqui no Vale do Aço. Têm produtos e projetos já elaborados. Porém são marcas com pouco investimento financeiro, que estão começando, sem lugar físico e, portanto, desconhecidas do público. Por isso, a decisão de nos reunir e fortalecer o mercado local”, explica Isadora, uma das idealizadoras da feira.
Proprietária da Abusada Brechó e designer de moda, Mara Meireles completa que a Feiríssima visa aproximar pessoas e iniciativas (marcas e empreendedores) que desejam repensar a forma de produzir moda. “As marcas de vestuário que participam da feira usam, preferencialmente, mão de obra local e produzem de forma colaborativa e sustentável”, completa Mara Meireles, que fará o lançamento da sua coleção própria durante o evento.

PRODUÇÃO AUTORAL

“A Feiríssima é uma ótima opção para quem busca artigos únicos e exclusivos para presentear alguém especial neste Natal, e o melhor, sem gastar muito”, anuncia Bruna Arlinda (Studio Barros). Parte dos expositores é de artistas e designers que desenvolvem trabalhos autorais e handmade, que são peças feitas à mão, como bijuterias, cerâmicas ou decoração. Um exemplo é o trabalho da arquiteta e ilustradora Sâmela Moreira. “Cada caneca, chachepô e quadro são únicos, pintados com a técnica do pontilhismo e/ou aquarela”, explica a artista, que também faz releitura de fotos e personagens em cerâmica.

CONSUMO CONSCIENTE
A Feírissima também vai agradar quem gosta de se vestir pensando na sustentabilidade e é adepto do “ecofashion”. Um ponto forte são os brechós e outlets de marcas locais: três brechós e quatro marcas de vestuário com promoções nas coleções. Longe de serem produtos velhos ou fora de “moda”, os brechós presentes na Feiríssima apostam em produtos cuidadosamente selecionados, higienizados e dispostos de maneira organizada.
“Comprar em brechó está em alta, é tendência e faz bem para o bolso e meio ambiente. A gente brinca que ‘dá uma segunda chance’ para peças cheias de história, evita o consumo desenfreado e faz a economia e energia circular. Uma peça que você tem no guarda-roupa que não combina ou não te serve mais pode ser a ideal para outra pessoa”, comenta Giovana Cabral, fundadora do Movimento Paguh – brechó, arte, coisas e tal, presente na feira.

Lista de expositores

Brechós: Movimento Paguh – brechó, arte, coisas e tal; Abusada brechó e Uso Alma

Marcas próprias (vestuário): Trovoa; Mara Meireles; Isadora Muniz Ateliê; Amo Lingerie; Zeff Closet; Studio Barros

Bijuterias e acessórios: Vitor Amaral; Eko Acessórios; SisAcessórios

Decoração e arte: Sãmela Moreira Ilustrações; Puft – pufes e banquinhos feitos à mão; Maria Bonita.

SERVIÇO

1º Feiríssima
Domingo (10/12), das 14 às 19h.
Café Quatro Estações: rua Jacarandá, nº 258, Horto – Ipatinga.
DJ Gustavo Jácome. Entrada franca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com