Cidades

Falta de educação polui portal turístico do Paraíso

PARAÍSO – Apesar dos avisos de proibição de descarte de lixo às margens da estrada, próximo ao trevo da Serra da Viúva, em Santana do Paraíso, e do alerta de que a infração está sujeita a multa, a falta de educação e de consciência em relação à preservação ambiental tem falado mais alto e o local virou depósito de lixo, principalmente nos finais de semana.

Curiosamente, o “lixão” parece ser obra exatamente de quem não deveria fazê-lo, os sitiantes das proximidades que têm melhores condições de renda e escolaridade, portanto, mais condições de entender as implicações do ato poluente: além da transmissão de doenças, o lixo espalhado contamina a fauna, a flora, cursos d’água e, principalmente, enfeia o portal de um dos mais belos caminhos rurais da região, que leva à Rampa de Voo Livre e à comunidade do Achado.

Sem entrar no mérito de quem sejam os agentes poluidores, se sitiantes ou motoristas que passam pela estrada e descartam no local os restos e o lixo das festas e encontros semanais, o secretário de Serviços Urbanos e Obras da Prefeitura de Santana do Paraíso, Eri Pimenta, diz que a administração está fazendo sua parte, mas a população precisa dar sua cota de contribuição para acabar com as práticas poluidoras.

“A Prefeitura promove campanhas de conscientização, modernizou o sistema de coleta de lixo, tem incentivado o turismo rural, o turismo esportivo, melhorado as estradas e realizado diversas outras intervenções para garantir qualidade de vida às pessoas”, diz o secretário, ressaltando que estas ações não têm qualquer efeito se a população não contribuir. “Sejam motoristas, sitiantes, moradores, visitantes, turistas, todos têm que ter a consciência de que a preservação ambiental e a qualidade de vida depende do gesto de cada um. Se uma pessoa fizer a sua parte, mas o outro não contribuir fazendo a sua, todos ficam prejudicados”, contemporiza.

O secretário, entretanto, é taxativo quanto à necessidade de mudança de comportamento. “Estamos fazendo um grande esforço para conscientizar os cidadãos para a necessidade de mudança de hábitos em relação ao meio ambiente. É um esforço que começa nas escolas públicas e continua junto à população adulta através de campanhas de conscientização e de ações práticas como a divulgação de noções de higiene e do descarte do lixo doméstico para coleta, mas a insistência na prática poluidora pode ter outras consequências, entre elas a multa para quem for flagrado praticando este tipo de agressão ambiental”, avisa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com