Nacionais

FAEMG condena fim das tarifas sobre leite em pó da UE e Nova Zelândia

BH – Na última quarta-feira (6), o Governo Federal retirou as tarifas antidumping que incidiam há 18 anos sobre as importações de leite em pó da União Europeia e da Nova Zelândia. Desde 2001, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) mantinham constante pressão para que essas tarifas fossem renovadas a cada cinco anos. A alíquota era de 14,8% para o produto vindo da União Europeia e de 3,9% para a Nova Zelândia.

Para o vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG e presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA e da Câmara Setorial de Leite do Ministério da Agricultura, Rodrigo Alvim, a retirada das tarifas cria um risco de competição predatória à produção nacional.

FALTA DE SENSIBILIDADE

“Entendemos que foi uma falta de sensibilidade do governo, que, no afã de empreender uma política econômica baseada no liberalismo e na abertura de mercados, não levou em consideração argumentações técnicas e econômicas que apresentamos, tanto sobre as características do produto leite, dos sistemas de produção e mesmo do papel social e econômico da pecuária de leite no Brasil, como também a avaliação de mercado internacional e de práticas econômicas adotadas, principalmente, pela União Europeia”.

Segundo ele, a medida é definitiva, e criará cenário favorável à entrada de grandes volumes de leite em pó, acirrando ainda mais a competição no mercado doméstico, que já sofre com a importação vinda de países do Mercosul, especialmente, da Argentina e Uruguai.

“A CNA está avaliando ações que possam compensar a abertura deixada pela retirada da taxa antidumping. Uma alternativa, talvez, pudesse ser aumentar a TEC (Tarifa Externa Comum), aplicável a países que não compõem o Mercosul”.

MINISTÉRIO

Em nota divulgada na sexta-feira (8), o Ministério da Agricultura disse estudar, junto à equipe econômica do governo, medidas para minimizar impactos negativos do fim do antidumping para a produção nacional e reestruturar o setor como um todo, criando melhores condições de competição no mercado internacional.  Leia trecho da nota:

“O antidumping, que vigorava desde 2001, foi, sem dúvida, eficaz e decisivo, à época, para a rentabilidade do setor e permitiu a manutenção dos produtores rurais na atividade. (…) Contudo, este tipo de medida é temporária, e é preciso trabalhar em ações para reestruturar a cadeia produtiva do país, para tornar o setor mais competitivo”.

AÉCIO NEVES

“A medida, tomada sem discussão com o setor, prejudicará mais de um milhão de pequenos produtores do país, sobretudo de Minas Gerais”, disse o deputado federal

O deputado federal Aécio Neves criticou a decisão do Ministério da Economia de suspender a cobrança de tarifa sobre a importação de leite em pó, integral ou desnatado da União Europeia e Nova Zelândia. A medida, segundo Aécio, adotada sem discussão com o setor, será prejudicial a milhares de produtores rurais do país, em especial os pequenos produtores de Minas Gerais.

“Causa grande apreensão nos produtores de leite de todo o país a anunciada decisão do governo de retirar as tarifas antidumping que regulavam a importação de leite da Europa e da Nova Zelândia. A medida, tomada sem qualquer discussão com o setor, prejudicará, principalmente, os mais de um milhão de pequenos produtores espalhados por várias regiões do país e, sobretudo por Minas”, afirmou Aécio Neves.

REVOGAÇÃO

Segundo Aécio, o governo deveria revogar a medida até o setor leiteiro conhecer o real impacto do fim da cobrança da tarifa, que pode levar à desvalorização ainda maior do leite nacional.

“É preciso que a medida seja revogada e se abra um debate sereno e profundo para se avaliar os impactos dessa medida na economia brasileira, na produção nacional e para os próprios consumidores que, com a eventual desmobilização do setor, ficariam reféns da importação do produto de países que, ao contrário do Brasil, subsidiam fortemente sua produção interna”, disse Aécio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com