Cidades

“Fabriciano viveu um período de certezas”, diz Rosângela Mendes

FABRICIANO – Tendo como principal vitrine as realizações do governo do prefeito Chico Simões (PT), também seu principal cabo eleitoral, a candidata do Partido dos Trabalhadores Rosângela Mendes tenta nesta eleição convencer a população a dar continuidade aos projetos da atual administração. Ex-vereadora por dois mandatos e secretária municipal de Educação e de Governo, Rosângela tem como colega de chapa o também ex-secretário Bruno Torres. Em entrevista, ela fala sobre as principais propostas para Coronel Fabriciano, a crise na saúde e sobre o fato de a cidade ter sido exceção na crise de instabilidade política que atingiu as principais cidades do Vale do Aço, como Ipatinga e Timóteo: “Não vivemos a instabilidade política que afetou outros municípios do Vale do Aço. E Fabriciano viveu um período de certezas. Não podemos abrir mão disso”.

DIÁRIO POPULAR – Como tem conduzido sua campanha?
ROSÂNGELA MENDES – Desde o início da nossa campanha, tenho visitado moradores e percorrido os bairros de Fabriciano. Acredito que, nesses encontros com a população, tenho a oportunidade de ouvir os moradores, seja com elogios ou solicitações. Uma das marcas do PT é o trabalho com forte participação popular. Essa marca está presente nas nossas caminhadas, nas reuniões com a comunidade e no nosso dia-dia. Também temos reunido com lideranças de diversos segmentos da nossa sociedade. A receptividade tem sido muito satisfatória, principalmente no contato com a população, que sempre me recebe de forma muita carinhosa.

DP – Você era desconhecida de grande parcela do eleitorado. Qual sua experiência na vida pública?
RM – Sempre desenvolvi trabalhos junto à comunidade. Ainda adolescente, fiz parte de grupos estudantis, ajudei a fundar a Associação de Bairros do Melo Viana e comecei a trabalhar em causas sociais. Trabalhei por 17 anos como voluntária em clínicas de recuperação de dependentes químicos. Como professora, militei em prol da classe, em busca de melhores condições de salário e trabalho. Isso me motivou a seguir na vida pública. Fui vereadora por dois mandatos, secretária de Educação e, nos últimos sete anos e meio, atuei como secretária de Governo do prefeito Chico Simões, onde tive a oportunidade de acompanhar de perto e fazer parte dos projetos que têm beneficiado o município, principalmente às pessoas que mais necessitam.

DP – Qual os principais problemas de Fabriciano hoje e quais suas propostas?
RM – Fabriciano tem grandes problemas estruturais, que são herança de um crescimento desordenado e da falta de investimentos dos outros governos que antecederam a administração do PT. Temos investido em projetos de reestruturação, que vêm mudando a realidade de vários locais, como o Morada do Vale. O bairro tinha muitas áreas de risco, que foram eliminadas. Lá, construímos unidades habitacionais, espaços de lazer e diversas obras, tudo desenvolvido juntamente com projetos sociais. Essa proposta, em parceria com o Governo Federal e que mudou o Morada do Vale, será levada para outras áreas. Nossa principal proposta é levar dignidade para as pessoas. Isso é possível realizando obras onde realmente precisa, desenvolvendo projetos sociais de qualidade e garantindo o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, seja na área da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

DP – Quais projetos pretende implantar para a juventude de Coronel Fabriciano?
RM – No dia 6 de setembro, assinei o Pacto pela Juventude, que é um documento do Conselho Nacional da Juventude. Firmei meu compromisso com os jovens de Fabriciano. Até mesmo por minha experiência como educadora e como militante desde a adolescência, acredito na força dos jovens e sei da importância de incentivá-los a participar das mudanças da nossa cidade. Minhas principais propostas são assegurar políticas públicas específicas para a juventude, além de contemplar os jovens com todas as propostas que realizamos. Vamos trazer para Fabriciano um Instituto Federal de Ensino Superior, ampliar as políticas públicas de capacitação profissional, para garantir o acesso ao mercado de trabalho e ao primeiro emprego. Outro projeto importante é o Fabri-Digital, com Centros Comunitários de acesso gratuito à internet em todos os setores da cidade. Com o Pré-Fabri, vamos oferecer cursos de idiomas e preparatórios para o Enem, pré-vestibulares e concursos públicos para jovens de baixa renda. Na área de cultura e lazer, vamos criar o “Viradão Cultural e Esportivo Sou Mais Fabri”, com mais de 30 horas de atividades em diversos bairros.

DP – Na área da saúde o município vive hoje um desafio de levar os usuários a procurarem as unidades de saúde ao invés do hospital. Como pretende enfrentar isso?
RM – A saúde é um grande desafio para todo o país, mas temos conquistado importantes garantias para a população, por meio de parcerias com o Estado e o Governo Federal. Uma recente conquista foi a reabertura do Hospital Siderúrgica, hoje São Camilo, graças ao trabalho do governo, liderado por Chico Simões, que acionou a Justiça para que as responsabilidades fossem definidas. Isso obrigou o Estado a reabrir o Hospital, que era particular e tornou-se público. Tal ação teve o reconhecimento do próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Paralelo a isso, estamos ampliando as equipes do Programa de Saúde da Família, cumprindo com o que determina o Ministério da Saúde. Vamos ampliar o número de profissionais da Saúde para que eles atuem diretamente nas comunidades com a promoção da saúde. Nosso Plano de Governo conta com 31 propostas viáveis na área da Saúde. A síntese do nosso compromisso é promover políticas para facilitar o acesso dos cidadãos ao SUS.

DP -Fabriciano possui um dos menores orçamentos das principais cidades da região metropolitana. Como pretende alavancar o desenvolvimento econômico?
RM – Vamos trabalhar essa questão por meio de políticas públicas e também através de um diálogo sério com os outros governos e com a classe comercial e industrial de Fabriciano. Ao meu lado, tenho o Bruno Torres como vice, uma pessoa que tem um diálogo aberto com esses setores, já que ele atuou na Associação Comercial, veio de uma família de comerciantes pioneiros da cidade e atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico nos últimos sete anos. Nossa propostas é dar sequência à implementação do Distrito Industrial II, garantindo emprego para os moradores de Fabriciano e aumentando a receita de nosso município. Vamos continuar levando projetos estruturais para tornar a cidade cada vez melhor, o que atrai mais investidores. Nesse sentido, também serão fundamentais as nossas políticas para promover a Segurança Pública. O estímulo ao turismo e atividades de geração de renda na zona rural, como agricultura familiar e capacitação das famílias locais para receber os turistas. Vamos ampliar os projetos de capacitação profissional, como o Programa Qualificar e o Cidade da Solda.

DP
– Como avalia as estratégias de campanha dos adversários?
RM – É preciso conhecer bem a cidade e o que já acontece no nosso governo. É preciso também ter propostas viáveis, que sejam possíveis de se tornar realidade. Durante as caminhadas, os próprios eleitores nos contam que ouvem promessas de ações que já estão em pleno funcionamento em nosso governo, são ações desenvolvidas pelo PT em Fabriciano. Também acho que não há transparência e faltam respostas à população no que diz respeito às pendências com a justiça por parte de nossos adversários.

DP – Mande um recado ao eleitor de Fabriciano: por que ele deve votar em Rosângela Mendes prefeita?
RM – Estamos no início da construção de um projeto que vai mudar nossa cidade. Nos últimos sete anos, realizamos diversas ações que fizeram Fabriciano ser destaque. Um exemplo é a nossa Educação em Tempo Integral, que é reconhecida nacionalmente. Garantimos um total de recursos para nossa cidade que superou os outros governos trouxe para Fabriciano. Tudo isso foi fruto de muito empenho, de uma equipe de governo responsável, que trabalhou com harmonia e com diálogo com o Estado e a União. Não vivemos a instabilidade política que afetou outros municípios do Vale do Aço. E Fabriciano viveu um período de certezas. Não podemos abrir mão disso. Tenho uma história de amor por Fabriciano, tenho harmonia com o meu vice, Bruno Torres. Trabalhamos juntos, nesses sete anos, junto ao prefeito Chico Simões, conhecemos os projetos que foram realizados e sabemos o que precisa ser feito e como ser feito. Além disso, tenho uma candidatura sem problemas com a Justiça e experiência para fazer nossa cidade seguir no rumo certo, dando sequência aos nossos projetos e implementando novas propostas para o município continuar crescendo e desenvolvendo. Onde passo, recebo o reconhecimento de eleitores que aprovam nosso trabalho e empenho. Conto com o apoio de cada eleitor no dia 7 de outubro. Vamos fazer história, não só elegendo a primeira mulher como prefeita de Fabriciano, mas também assegurando que nossa cidade continue a ser governada com responsabilidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com