Cidades

Fabriciano vai ganhar Batalhão da PM em maio

A prefeita Rosângela Mendes disse que Batalhão já é realidade em Coronel Fabriciano    (Crédito: André Almeida)

FABRICIANO – A prefeita Rosângela Mendes (PT) afirmou na tarde desta sexta-feira (1º) que o Batalhão da Polícia Militar será implantado no próximo dia 3 de maio na cidade, elevando a Companhia Especial 178. No entanto, a chefe do Executivo disse que a unidade militar pode não funcionar em sua totalidade, uma vez que ainda não há uma sede construída para o estabelecimento da mesma.

A criação do Batalhão, tal qual existente na cidade de Ipatinga, significará o aumento imediato do efetivo de policiais nas ruas de Fabriciano, além da possibilidade da criação da Delegacia Regional.
Ainda segundo Rosângela, existe a intenção, por parte de seu Governo, de instalar na cidade uma delegacia para trabalhar no atendimento de crimes contra a mulher. Em reunião com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, Rosângela teria discutido o assunto e recebido a promessa de que esforços seriam empenhados neste sentido.

DIA DA MULHER

Ainda na tarde de ontem, Rosângela Mendes anunciou a programação da 1ª Semana da Mulher da cidade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8. Com o lema “Amor, Conquistas e Lutas”, serão realizados diversos eventos durante toda a semana, cujo objetivo é valorizar e chamar atenção para a questão social da mulher.

Serão realizadas atividades diversas como caminhadas, mesas redondas, apresentações musicais e até exibição de filmes em praça pública. Serão oferecidos ainda exames de câncer do colo do útero e 1.500 mamografias para as mulheres da cidade. Testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis também vão ser feitos nas unidades de saúde de Fabriciano. Para atender a toda demanda esperada, a Prefeitura determinou que os maiores postos de saúde da cidade (Centro, Santa Cruz, Floresta, Mangueiras e Caladinha) funcionem até às 9 da noite para realização do atendimento estendido à população.

Rosângela enfatizou que estes não serão atos programados apenas para a semana da mulher e sim uma ação continuada durante todo seu mandato. “A gente sabe da importância das políticas públicas para as mulheres”, comentou.

COMBATE À VIOLÊNCIA
Ações na área assistencial também estão no planejamento da Prefeitura. Segundo a secretária de Assistência Social, Júlia Restori, será implementado na cidade um trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher, a ser desenvolvido no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e apóio às famílias no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Também tem sido feito pela Secretaria um trabalho de qualificação profissional voltado para o sexo feminino. “A mulher atualmente está em uma posição de ascensão”, destacou Júlia.
Ainda na próxima semana, acontece a posse dos membros do Conselho Municipal da Mulher. Serão 12 membros efetivos: seis representantes da sociedade civil e outros seis representando o Governo, além de outros 12 suplentes.

De acordo com a prefeita, a idéia é que o Conselho levante e pontue as necessidades da mulher fabricianense. “Queremos descobrir todas as dificuldades das mulheres e onde estão seus desafios”, afirmou Rosângela. Para isso, a Prefeitura pretende realizar uma ação envolvendo todas as secretarias de Governo. “Será um trabalho intensivo e ostensivo”, prometeu.

 

Programação da 1ª Semana da Mulher de Coronel Fabriciano
04/03 – Mulheres em Ação: Caminhada e Blitz
9h às 11h – Caminhada saindo da Rotatória Sérvulo Roque até a Praça da Estação

05/03 – Mulheres em Luta: Mesa redonda e posse do Conselho da Mulher
19h – Relatos de experiências. Salão Paroquial, Centro.

06/03 – Mulheres na Tela: Cinema na Praça
18:30 – Exibição do filme “Garotas do Calendário” na Praça da Estação

07/03 – Mulheres em Foco: Ação Social
8h às 9h – Ginástica orientada
9h às 14h – Tendas diversas
18h às 19h – Aulão de Aeróbica
Local: Praça da Estação

08/03 – Mulheres que encantam: Show-baile
19h – Apresentação da cantora Waleska Rosendo
21h – Show-baile com a banda Mistura Brasileira
Local: Praça da Estação

04 a 08/03 – Mulheres ativas: cuidados e atenção à saúde
Exames de saúde nas unidades de saúde de Coronel Fabriciano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com