Cidades

Fabriciano têm balanço positivo no combate ao Aedes aegypti

FABRICIANO – O reforço da Prefeitura de Fabriciano no combate ao Aedes aegypti tem alcançado resultados positivos. Após cerca de três meses de serviço incansável, as medidas adotadas culminaram em novas quedas do índice de notificações de dengue e zika. Em função disso, a Administração Municipal encerrou no domingo (3), as atividades da Unidade de Hidratação, que funcionava anexa ao Hospital São Camilo.

“Conseguimos alcançar os objetivos que tínhamos quando iniciamos a força tarefa e implantamos a Unidade de Hidratação. Graças às diversas ações, que envolveram mutirão de limpeza, visitas domiciliares, carro fumacê, distribuição de doses homeopáticas e auxílio do exército brasileiro, nosso município conseguiu diminuir a quantidade de notificações de dengue e zika”, explica o secretário de Saúde, Rubens Castro.

AGENTES

A prefeita Rosângela Mendes destaca que outro importante reforço foi envolver os agentes comunitários de saúde no serviço de controle do vetor junto aos agentes de endemias. “Tivemos cerca de 150 trabalhadores focados no combate ao Aedes aegypti. Também realizamos reuniões educativas, palestras em escolas, blitzes e envolvimento do exército em nossas ações. Com todo esse trabalho, a população entendeu a importância de colaborar e tem feito a sua parte. Mas diante dessa queda, solicitamos aos moradores que continuem cuidando do seu quintal, já que mais de 90% dos focos estão no interior das casas”, orienta a prefeita Rosângela Mendes.

BALANÇO

Quando a Unidade de Hidratação começou a funcionar, em fevereiro, o índice de notificações era de cerca de 650 casos por semana. Até o dia 31 de março, esse número caiu para 29. “Conseguimos controlar a situação e isso pode ser comprovado pelos números. A Unidade de Hidratação assegurou mais tranquilidade à população, sobretudo por funcionar aos finais de semana e até às 19h. O espaço impediu que o atendimento no Hospital São Camilo fosse sobrecarregado e com a queda da demanda, não há necessidade da continuidade do serviço, que já estava previsto para funcionar temporariamente”, acrescenta Rubens Castro.

ATENDIMENTO

Durante o período de funcionamento da Unidade de Hidratação, o serviço atendeu cerca de 1500 pacientes. Desse total, foram uma média de 41 pacientes por dia, em fevereiro. Já no início de março, esse índice caiu para 15 pacientes por dia e no final do mês, cerca de nove pacientes por dia.

“No mês de março percebemos a queda dos casos suspeitos, monitoramos os índices e as atividades para que os números não voltassem a subir. Essa queda, seguramente, nos permitiu voltar ao atendimento normal. As Unidades Básicas de Saúde têm condições de absorver esse atendimento. Ou seja, não é necessário manter o espaço com alto custo sem demanda. A decisão de fechar o espaço é uma forma de economizar o dinheiro público”, finaliza a prefeita Rosângela Mendes.



O secretário de Saúde Rubens Castro e Rosângela Mendes durante coletiva que avaliou os números, após
3 meses de combate ao Aedes

Combate ao aegypti é tema da 4ª Semana da Saúde do Senac

IPATINGA – Reforçando a mobilização no combate ao mosquito Aedes Aegypti – vetor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya –, o Senac em Minas realiza, entre os dias 4 e 8 de abril, a 4ª edição da Semana da Saúde, com o tema “Todos contra o mosquito”. O evento terá programação gratuita nas unidades da instituição no Estado por meio da realização de palestras, workshops, teatro, caminhada e mesa-redonda. O objetivo é promover, por meio das atividades, reflexão sobre a importância de adotar ações simples para eliminar os criadouros do mosquito e para combater o Aedes aegypti em prol da saúde coletiva.

A expectativa é atender cerca de 4 mil pessoas em todo o Estado. As ações na região se concentrarão nos dias 7 e 8 de abril, em Coronel Fabriciano serão realizadas na unidade do Senac e em Timóteo na Associação dos Aposentados e Pensionistas. Outras informações, assim como a programação completa do evento, estão disponíveis pelo www.mg.senac.br ou 0800 724 4440. As inscrições podem ser feitas pelo site www.matricula.mg.senac.br.
Segundo a especialista em Saúde do Senac em Minas, Danielle de Moura Motta, o tema foi escolhido pela relevância da epidemia enfrentada no Brasil no momento. “O objetivo do Senac é utilizar a educação como uma ferramenta para a mudança de hábitos, no que se refere a prevenção e cuidados para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti”, afirmou.

EVENTOS

Em Coronel Fabriciano as ações serão realizadas no dia 7 de abril em diversos horários sempre na unidade do Senac na rua Albert Scharlet, 303, centro.
No dia 08 em Timóteo, às 14h, ocorrerá também a palestra “Sinais, sintomas e diferenças entre a Dengue, Zika Vírus e Febre Chikunguya”, na Associação dos Aposentados e Pensionistas que fica na Avenida 20, 321, Olaria.


SERVIÇO

4ª Semana da Saúde
Data: 7 e 8 de abril
Local: Senac unidade Coronel Fabriciano
Programação Gratuita: www.mg.senac.br
Inscrições: www.matricula.mg.senac.br
Informações: 0800 724 4440 ou (31) 3841 9650

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com