Cidades

Fabriciano supera meta de vacinação contra polio, Ipatinga prorroga prazo

Secom PMI

FABRICIANO – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano divulgou, nesta terça-feira (1º), o balanço final da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, encerrada na última segunda-feira (31). Conforme o levantamento, 95,7% do público alvo, correspondente a 6.200 crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, recebeu a imunização contra a paralisia infantil, superando a meta nacional.

A meta mínima exigida pelo Ministério da Saúde era de 95%. Segundo a chefe de seção de Vigilância Epidemiológica, Jesuína Mendes, todas as salas de vacina das Unidades de Saúde disponibilizaram as doses contra poliomielite durante o período da campanha. “Ficamos muito felizes com esse resultado. Também aproveitamos para atualizar os cartões de vacinas das crianças que ainda não tinham recebido imunização contra outras doenças”, ressalta.

Ipatinga já imunizou 91%

IPATINGA – Mais de 13 mil crianças entre seis meses e cinco anos incompletos já estão protegidas contra a paralisia infantil (poliomielite) em Ipatinga. O número representa 91% do público-alvo no município, estimado em 14,3 mil. Apesar de próximo de atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde – imunizar no mínimo 95% das crianças nesta faixa etária –, a Secretaria de Saúde de Ipatinga decidiu pela prorrogação da campanha até o dia 10 de setembro. Até o final da última semana, a cobertura vacinal no Brasil e Estado de Minas Gerais estavam em 55,07% e 57,37%, respectivamente.

Todas as crianças nessa faixa etária devem ser imunizadas, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio. Neste caso, a dose servirá como reforço na proteção. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, com contaminação por via oral e que, na maioria dos casos, prejudica o sistema nervoso e provoca paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

CAMPANHA
Em Ipatinga, são 17 postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde à disposição da comunidade. A Secretaria Municipal de Saúde também faz a ação para atualizar o cartão de vacinação infantil. “É importante os pais apresentarem também a caderneta da criança ao profissional de saúde para avaliar a necessidade de outras vacinas. As doses, que por ventura estiverem em atraso, poderão ser aplicadas na mesma hora ou agendar para outro dia”, completa Fabiana Beserra, coordenadora da Atenção Básica da Prefeitura de Ipatinga.

Durante a campanha, serão disponibilizadas vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com