Policia

Fabriciano recebe Delegacia da Mulher

Evento realizado no auditório da Acicel deu as boas-vindas à delegada titular Tereza Júlia

FABRICIANO
– A prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, participou, na manhã desta terça-feira (3), do café da manhã de boas-vindas à delegada Tereza Júlia do Nascimento, que assumiu a Delegacia da Mulher no município. O encontro, promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora, foi realizado no auditório da Acicel-CDL. Desde segunda-feira, a delegada assumiu oficialmente a função na sala que foi reformada pela Prefeitura. A Delegacia da Mulher funciona na avenida Albert Scharlet.

No evento de boas-vindas, também participaram a secretária municipal de Obras Públicas, Letícia Bittar, e a secretária de Assistência Social, Júlia Restori. Rosângela Mendes demonstrou a satisfação com a vinda da delegada. “A instalação da Delegacia da Mulher no nosso município é esperada durante muito tempo. Essa conquista é resultado dos esforços que iniciei quando era vereadora. Tenho certeza que a delegada Tereza irá realizar um excelente trabalho em nossa cidade”, destacou a prefeita.

TRABALHO EM REDE

Antes de iniciar as atividades em Coronel Fabriciano, a delegada Tereza Júlia do Nascimento atuou na Delegacia da Mulher de Ipatinga durante seis meses. Para a nova cidade, a delegada já tem planejada sua linha de trabalho. “Já estive conversando com a prefeita Rosângela Mendes e com a secretária de Assistência Social, Júlia Restori, para que possamos trabalhar em rede. Meu foco é desenvolver não apenas um trabalho policial, mas um trabalho de prevenção e cuidado com as mulheres vítimas de violência”, pontua a delegada.

REFORMA
Para instalar a Delegacia da Mulher, o local precisou passar por diversas melhorias, que foram realizadas pela Prefeitura de Coronel Fabriciano. Na sala da delegada, foi retirada e refeita a parte do reboco que estava deteriorada. A sala recebeu pintura, teve o piso trocado e a porta ajustada. Os banheiros externos também passaram por manutenção.

A secretária municipal de Obras Públicas, Letícia Bittar, conta que a reforma ainda continuará nos próximos dias. “Ainda vamos preparar as duas salas do cartório. Será retirada uma das janelas, instalado o ar condicionado, além do reboco e pintura. Estamos apenas aguardando a liberação das salas, pois hoje no local funciona a vistoria dos veículos. Acreditamos que, em 15 dias, será possível finalizar essa segunda parte da obra”, concluiu.

Protocolo de Enfrentamento à Violência é tema de capacitação
FABRICIANO
– A Prefeitura de Coronel Fabriciano, através da Secretaria de Assistência Social, realizou a Capacitação do Protocolo de Enfrentamento à Violência, na manhã desta terça-feira (3). O evento foi realizado no auditório Padres do Trabalho, no UnilesteMG. O objetivo foi capacitar os representantes da Polícia Militar sobre o trabalho que é desenvolvido no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), relacionado ao enfretamento à violência contra crianças, adolescentes, idosos e mulheres.

A secretária de Assistência Social de Fabriciano, Júlia Restori, conta que, para enfrentar qualquer tipo de violência, é necessário o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. “Esse Sistema é composto pela Prefeitura, Polícia Militar e Civil, Poder Judiciário e Ministério Público. Como todos nós somos atores no Sistema de Garantia de Direitos, é necessária essa troca de informações para que cada um entenda qual é a atribuição de cada ator em questão,” explica a secretária.

A capacitação da Polícia Militar é uma etapa do planejamento iniciado em março desse ano. Foram realizadas reuniões mensais com os poderes envolvidos. Durante os encontros, foi sinalizada a necessidade de uma reunião com representantes da Polícia Militar. A prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, também marcou presença na capacitação.

FORTALECIMENTO
A proposta era discutir a questão do protocolo, as ações que são desenvolvidas e como trabalhar a parceria da Polícia Militar com os serviços da Assistência Social que atendem vítimas de violência. “Ao conhecer o trabalho desenvolvido por todos no enfrentamento à violência, é possível o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos”, conclui a secretária Júlia Restori.


O objetivo foi capacitar os representantes da Polícia Militar sobre o trabalho que é desenvolvido no Creas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com