Cidades

Fabriciano realiza testes rápidos em cães

FABRICIANO – Equipes de agentes de saúde e médicos veterinários do setor de Endemias da Prefeitura de Fabriciano estão realizando testes rápidos para detectar a leishmaniose visceral em cães do município. Os testes serão aplicados em cerca de 4.200 cães, o que corresponde a 30% da população canina do município, que soma aproximadamente 14 mil animais. A ação iniciou em outubro do ano passado e será realizada ao longo do ano em todos os bairros da cidade. Os testes já foram realizados em cerca de 200 cães e não foi detectado nenhum caso de leishmaniose.

A campanha é feita em parceria com o Governo Estadual e será realizada em todos os municípios de Minas Gerais. Como parte da atividade, os agentes também estão promovendo um trabalho educativo sobre a doença junto aos moradores e lideranças das localidades visitadas.

RAPIDEZ
A bióloga da Coordenadoria de Controle de Endemias da Prefeitura, Sílvia Soares, explica que o teste é feito em apenas 20 minutos e, caso o resultado seja positivo, o animal infectado passa por outro exame (sorologia). “Muitas vezes, os animais contaminados demoram a manifestar os sintomas da doença, o que dificulta o diagnóstico da leishmaniose visceral. E o teste vai nos ajudar nesse levantamento”, alerta Sílvia.

Ainda segundo a bióloga, não há registros de leishmaniose visceral no município. “No entanto, foram diagnosticados casos da doença em cidades vizinhas da nossa região. Por isso, é importante reforçar o trabalho de prevenção”, completa. Mais informações sobre a campanha preventiva da leishmaniose visceral canina podem ser obtidas no setor de Endemias pelo telefone (31) 3846-7614.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com