Cidades

Fabriciano promove ações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS

CEL. FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, promove nesta sexta-feira (29), das 8h às 11h, ações de aconselhamento e realização de testes rápidos no Núcleo Especializado em Programas de Saúde (NEPS). Os eventos marcam o dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado dia 1º de dezembro, com objetivo de conscientização sobre a doença, a importância do teste rápido e o diagnóstico precoce.

Todo trabalho será realizado por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e técnicos. O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, ressalta que o teste rápido é a forma mais eficiente de obter o diagnóstico precoce e alcançar sucesso no tratamento. “É importante salientar que a AIDS tem tratamento e quanto mais a pessoa se cuidar, mais qualidade de vida ela vai ter, recebendo da rede pública toda a atenção e a medicação devida”, disse.

ESTATÍSTICAS

A AIDS é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de diversas doenças. De acordo com estatísticas do UNAIDS Brasil, em 2019, aproximadamente 37,9 milhões de pessoas vivem o HIV. No ano de 2018, cerca de 770 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS em todo mundo. Segundo o UNAIDS, a mortalidade relacionada à doença diminuiu 33% desde 2010, que chegou a ter 1,2 milhão de mortos.

TRANSMISSÃO


A transmissão do vírus HIV pode ocorrer por meio da relação sexual sem o preservativo, compartilhamento de seringas e agulhas, da mãe para o bebê durante a gestação, parto e amamentação, e por meio de materiais perfurocortantes contaminados.

O Ministério da Saúde reforça que, o quanto antes a pessoa conhecer a sorologia positiva para o HIV, a expectativa de vida pode aumentar muito. Diante disso, é importante saber que além da prevenção, a realização de testes regulares e busca por tratamentos só agrega na qualidade de vida.

NEPS

O NEPS é uma unidade de Atenção Especializada, constituído pelo Programa Municipal de IST, AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. O Programa contempla o

Serviço de Assistência Especializada (SAE), que realiza o acompanhamento e tratamento desses agravos, e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), responsável pela testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de ações de prevenção das IST’s e promoção à saúde. A forma de acesso ao serviço é por meio de demanda espontânea e encaminhamentos provenientes da Atenção Básica. O usuário é acolhido e acompanhado por equipe multidisciplinar. Todos os serviços são gratuitos.

SERVIÇOS

Núcleo Especializado em Programas de Saúde (NEPS) – Rua São Sebastião, 1007, no bairro Professores.

Atendimento: segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com