Cultura

Fabriciano implanta Grupo Gestor da Coleta Seletiva

Gestores municipais se reúnem periodicamente com a Fundação Israel Pinheiro para implantar um sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

FABRICIANO
– Na manhã desta segunda-feira (5), a Prefeitura de Coronel Fabriciano implantou o Grupo Gestor da Coleta Seletiva. O objetivo é elaborar, coordenar e acompanhar as ações voltadas à revitalização deste serviço na cidade. O Grupo Gestor é composto pelo vice-prefeito e secretário municipal de Administração, Bruno Torres; representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Governo, Saúde, Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Comunicação e Gestão Estratégica; diretores da Acicel-CDL, do Sindcomércio e representantes da Fundação Israel Pinheiro.

ÁREA
Desde o início do ano, um grupo executivo composto por gestores municipais se reúne, periodicamente, com representantes da Fundação Israel Pinheiro, a fim de implantar no município um sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. “Fabriciano é o primeiro município da região metropolitana a se mobilizar para tal questão, isto nos tranquiliza, mas reflete uma necessidade de ampliarmos as discussões”, ressalta o vice-prefeito Bruno Torres.

O município já solicitou ao DER-MG a cessão, em regime de comodato, de uma área próxima ao órgão para ser utilizada pela coleta seletiva. “Reconhecemos que é necessário aprimorar a logística, adequar os espaços e conscientizar a população, porém estamos tranquilos porque temos certeza de que estamos no caminho certo e fazendo a nossa parte”, acrescenta o vice-prefeito.

PESQUISA
Em junho, o grupo executivo realizou uma pesquisa junto aos estabelecimentos comerciais e catadores ambulantes dos principais pontos da cidade para avaliar o conhecimento e a opinião de cerca de 300 comerciantes sobre a coleta seletiva e a correta destinação dos resíduos. Um dos resultados obtidos foi que a maioria dos comerciantes tem interesse em destinar seus resíduos recicláveis para a Associação de Materiais Recicláveis de Coronel Fabriciano.
“A questão social relacionada também é uma das preocupações, como a melhoria da qualidade de vida e da renda dos catadores da Associação”, destaca a secretaria de Assistência Social, Júlia Restori.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com