Cidades

Fabriciano dá início ao “Saúde na Praça”

Oito equipamentos de ginástica foram instalados no local e já estarão à disposição da comunidade a partir de quinta-feira  (Crédito: Divulgação PMCF)

 

FABRICIANO – Nesta quarta-feira (11), a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer da Prefeitura de Coronel Fabriciano lança o Programa Minas Olímpica – Saúde na Praça no município. O evento para inaugurar o espaço acontece às 18h, no Centro Social Urbano do bairro Floresta. Na programação, haverá “aulão” de ginástica com idosos atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), barraquinhas de comidas típicas e artesanato, além de música ao vivo.
Oito equipamentos de ginástica foram instalados no local e já estarão à disposição da comunidade a partir de quinta-feira (12). Em cada um dos aparelhos há instruções de uso e, em maio, um professor de Educação Física vai acompanhar as atividades de grupos específicos. O Programa constitui ação de política pública que tem como finalidade revitalizar ou construir e equipar espaços públicos para o convívio social urbano, humanizado pelas práticas esportivas e de lazer.
O objetivo principal do programa é estimular a prática da atividade física em pessoas acima de 18 anos. Ainda não há previsão de quantos grupos serão formados. As pessoas que se interessarem em fazer a ginástica com acompanhamento profissional, gratuito, devem se inscrever na Associação dos Moradores do Bairro Floresta ou pelo telefone 3846-1548. Serão formados grupos conforme o perfil do usuário.
A coordenadora de Esporte Especializado da Prefeitura, Ludimila Alves, detalha como será feito o acompanhamento do professor de Educação Física. “O monitor estará disponível quatro horas por dia e vai atender, prioritariamente, os grupos, sendo que haverá atendimento especial para hipertensos, pessoas com sobrepeso e idosos. O monitor também vai acompanhar se as pessoas, mesmo aquelas que não estejam inscritas no Programa, executarão os movimentos nos aparelhos de forma correta”, explica.

ATIVIDADES

Além da ginástica nos aparelhos, serão dadas aulas de aeróbica, caminhadas orientadas e palestras educativas com diversos profissionais da área de saúde, que vão discorrer sobre a importante aliança entre as atividades físicas e a boa alimentação. A expectativa é que essas palestras aconteçam mensalmente.

ESTADO
O programa foi adquirido junto às Secretarias de Estado de Esportes e da Juventude e de Saúde. O valor do investimento é de R$ 15 mil. A contrapartida do município está na cessão do local onde os equipamentos são instalados e nas despesas com o profissional de Educação Física que faz o acompanhamento esportivo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com